A Justiça do Trabalho estreia o ano novo com itinerância em Salvaterra e Soure, no arquipélago do Marajó. De 13 a 17 de janeiro, uma comitiva com mais de vinte juízes do Trabalho substitutos vai atender a população, em atividade que integra o curso de Formação Inicial Regional desenvolvido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP). A ação é desenvolvida em conjunto pela EJUD8 e pela Comissão de Justiça Itinerante do TRT-8.
Sob a tutoria da juíza do Trabalho Titular da 2ª VT de Macapá (AP), Núbia Soraya da Silva Guedes, do juiz do Trabalho Titular da VT de Redenção (PA), Otávio Bruno da Silva Ferreira, e do juiz do Trabalho Substituto Avertano Messias Klautau, os magistrados-alunos e as magistradas-alunas cumprirão uma programação que inclui atividades teóricas e práticas, além de sessão de exibição do filme “Pureza”, protagonizado pela atriz paraense Dira Paes, que conta a história de uma mãe que vai em busca do filho vítima de trabalho análogo ao escravo. A sessão do filme será na manhã do dia 14 de janeiro, no auditório da UEPA em Salvaterra, seguida de roda de conversa com os presentes. O campus da UEPA local também abrigará os demais atendimentos à população no decorrer do dia, com a participação de entidades parceiras como Caixa, Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e Polícia Civil, com a emissão de RG. A partir do dia 15 e até o dia 17, os atendimentos serão em Soure, no ginásio municipal.
Na oportunidade a equipe esclarecerá dúvidas, receberá reclamações e até mesmo fará audiências de conciliação. Os órgãos parceiros oferecerão serviços como emissão de extratos de FGTS, esclarecimento sobre Saque Aniversário, questões referentes a carteira de trabalho, salário inferior ao mínimo, emissão de carteira de identidade, entre outros.
A ação é inovadora, por realizar a capacitação de magistrados e magistradas em atividade de atendimento direto de itinerância, ampliando o alcance dos serviços ofertados pela Justiça do Trabalho e órgãos parceiros, sem a necessidade de deslocamento do cidadão. No apoio a todas as atividades será utilizada a carreta da itinerância do TRT8, única na Justiça do Trabalho de todo o Brasil, equipada com salas de audiência e atendimento com acessibilidade.
Em razão da proximidade e fluxo constante, os moradores de Salvaterra que não conseguirem ir ao atendimento no dia 14 poderão se deslocar a Soure que também serão atendidos pelas equipes.
As atividades encerram no início da tarde do dia 17 de janeiro, quando os participantes retornarão a Belém.
Comentários