Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Sexta-feira é dia de vacina e postos abertos em Belém

Com a suspensão do ponto facultativo na rede municipal de saúde, a vacinação contra covid-19, gripe e sarampo segue normalmente nesta sexta-feira, 8.  O serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF), shopping centers e na Unama campus Alcindo Cacela, em horários diferenciados e de acordo com os critérios dos públicos elegíveis para cada vacina.

No sábado, 9, e domingo, 10, a vacinação é suspensa, sendo retomada na segunda-feira, 11. O município dispõe das vacinas Coronavac, Janssen, Pfizer e Astrazeneca, esta última destinada a maiores de 18 anos – exceto gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) – e para aplicação da segunda dose e doses de reforço.

Podem se vacinar todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina contra Covid, bem como as pessoas acima de 18 anos, que foram vacinadas com a segunda dose até janeiro deste ano e que ainda não receberam a terceira dose. A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da anterior.

A quarta dose está disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão. Além dos imunocomprometidos, também podem receber as doses de reforço as pessoas com 40 anos ou mais, os trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas e trabalhadores da educação do ensino básico e superior (professores, especialistas e funcionários das unidades de ensino).

Trabalhadores das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento (policiais federais, civis, militares e rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais, com 18 anos ou mais) que receberam as três doses há quatro meses ou mais também estão aptos à a quarta dose.

Já a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida. A Sesma ampliou o público para avançar ainda mais na cobertura vacinal. Os grupos principais são crianças de seis meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde e da educação (das redes pública e privada), gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas com deficiência, além de indígenas e idosos.

Também são grupos prioritários para vacinação contra Influenza os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penal, população privada de liberdade e, ainda, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Contra o sarampo, devem ser vacinadas todas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

Para se vacinar é preciso portar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas têm que apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.

Já os trabalhadores da saúde e demais profissionais aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

Onde se vacinar (sexta-feira, 8 de julho):

– Postos de vacinação da rede municipal (UBS e ESF), das 8h às 17h;

– Unama campus Alcindo Cacela, das 9h às 17h;

– Shoppings centers: Pátio Belém, Boulevard e Parque Shopping, das 14h às 20h;  IT Center, das 8h às 17h.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *