0

Nesta sexta-feira, 23, na Câmara Municipal de São Sebastião da Boa Vista, município do arquipélago do Marajó(PA), houve grande tumulto, que causou inclusive a interrupção da sessão plenária, culminando em agressão ao comunicador e fotógrafo Herlon Leitão, que cobria os trabalhos para a Assessoria de Comunicação da própria Câmara, transmitindo ao vivo.

Estava em pauta a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e os secretários municipais de Obras, Rafael Lopes, conhecido popularmente como Rafão, e de Esportes, Sílvio Estumano, cujo apelido é Zeca, acompanhavam presencialmente a sessão, além de vários servidores DAS da equipe do prefeito Getúlio Brabo. Durante a discussão da matéria, os ânimos se exaltaram. O vereador Alex da Pesca estava discursando e ao afirmar as prerrogativas da oposição mencionou a conduta de integrantes do staff do Executivo, afirmando em alto e bom som que “os secretários do prefeito fazem farra em todo lugar, dão tiro no meio da rua”, quando o vereador Noé do Povo o interrompeu, levantando aos gritos, e os demais vereadores da situação também se ergueram e alguns cercaram o vereador oposicionista, que pedia a garantia de fala mas o presidente da Câmara, vereador Joãozinho Ferreira, não conseguia por ordem na Casa.

A partir daí a plateia que lotava a Câmara também ficou agitada e a confusão, generalizada. “Rafão”, que aparece no início do vídeo com blusa bege, alto, tentou impedir que o fotógrafo e comunicador local Herlon Leitão fizesse os registros. “Atualmente estou trabalhando na comunicação da Câmara Municipal realizando as transmissões da sessão e trabalhando a questão da comunicação institucional da casa de lei municipal, porém na sessão de hoje o secretário de obras Rafael Lopes, o Rafão, tentou proibir nosso trabalho de registrar os fatos, puxando o celular da minha mão”, contou Herlon, detalhando a situação de violência sofrida. “Enquanto eu exercia minhas atribuições começou um tumulto na galeria, onde resolvi registrar as discussões, porém por duas vezes fui agredido por dois secretários do município que estavam muito exaltados. Veja no vídeo as mãos tentando agarrar meu celular e tentando evitar que eu exercesse o direito do meu trabalho de imprensa local alternativa. O secretário de Esportes vem pra cima de mim e mete a mão no meu celular filmando. Em outro momento, o Zeca também tenta impedir o meu trabalho”.

“Rafão” tem fama de truculento e já foi filmado dando tiros em plena praça pública e brigando na rua em São Sebastião da Boa Vista, além do que já “chamou para a briga” Bernardo Bertolo, do grupo “Acorda Boa Vista”, que já presidiu o PDT e foi candidato a vereador e hoje apoia Wando Teixeira, advogado e empresário local, candidato a prefeito nas últimas eleições.

LDO manteve percentuais dos poderes

Anterior

Portel, Altamira, Pacajá, S. Félix do Xingu e Uruará desmatam o Pará

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *