O violonista, compositor, pesquisador, escritor e arte-educador Salomão Habib volta ao palco do Theatro Margarida Schivasappa no próximo dia 19, às 20h, com o concerto Serenata – De Tó Teixeira a Waldemar”. Será uma apresentação inédita, na qual Salomão Habib executará peças consagradas do repertório brasileiro para violão, muito difundido nas antigas serestas e serenatas.
Conceituado internacionalmente, o músico conta que o estilo romântico e melódico de músicas compostas originalmente para violão faz parte da literatura para o instrumento há mais de um século. Compositores como Tó Teixeira, primeiro professor de violão da Amazônia e primeiro homem negro a subir em um palco para realizar um concerto no ano de 1939, na cidade de Belém; Waldemar Henrique, ilustre maestro paraense, que compôs as mais importantes canções do repertório erudito e popular amazônico e terá suas principais músicas apresentadas com transcrições e arranjos especialmente criados por Salomão Habib; Dilermando Reis, grande violonista brasileiro e autor de músicas consagradas do repertório romântico de seresta; Heitor Villa Lobos, um dos mais importantes compositores do continente americano e que fez marcante trabalho de composição para violão, integrarão o repertório do concerto “Serenata”.
O evento terá a participação dos violonistas Bernardo Barros e Kaiane Delaila, ambos alunos da Escola Salomão Habib de violão.
O Teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará, fica na Av. Gentil Bittencourt, esquina com Ruy Barbosa, bairro de Nazaré.
Sem dúvidas, uma ótima oportunidade para os saudosistas de bom gosto musical.