0

 FOTOS: DIVULGAÇÃO/ ASCOM SEMA
A Secretaria de Meio Ambiente do Pará devolveu ao habitat natural 70 tartarugas e um tracajá e doou quatro tatus e uma paca confiscados na balsa Ana Maria, que faz o trecho de Vitória do Xingu até Santarém.
A fiscalização protege o período reprodutivo dos quelônios no Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, sudoeste do Pará. A captura dos animais silvestres é proibida pela Lei de Crimes Ambientais, no. 9065/ 1998. A ação tem parceria do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da PM, e da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município.
De agosto a dezembro, devido à facilidade de captura no momento da desova, quando os animais ficam expostos nas praias do Tabuleiro, os ovos e os quelônios são comercializados ilegalmente nos portos, barcos e comércio local.
Este mês, além da apreensão de apetrechos como anzóis, iscas (mucajá, coco e mandioca), malhadeiras e tapuá (espécie de arpão), também foram apreendidos, no rio Xingu, na embarcação Leão do Mar II, que faz linha Vitória do Xingu/Santarém, 400 ovos de tracajá (podocnemis unifilis) e pitiú (podocnemis sextuberculata). A embarcação foi autuada.
No barco “Darcy Junior”, que navega de Vitória do Xingu até Santana, no Amapá, foram encontrados, camuflados por peixes, cinco jacarés e uma paca. Uma canoa tipo rabeta foi abandonada pelo infrator com as armadilhas, mais duas tartarugas, que foram soltas no local.
O Tabuleiro do Embaubal é o maior nascedouro da América do Sul da tartaruga da Amazônia, de fundamental importância para o equilíbrio ecológico da região, bem como para a manutenção do padrão alimentar das populações ribeirinhas do rio Xingu.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Reabertura do Theatro da Paz

Anterior

Música Instrumental

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *