A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Excelência Sindical da Indústria 2024, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 27 de novembro, durante o 14º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), realizado em Brasília.
O projeto Redes, em operação há 24 anos, conecta fornecedores locais às grandes indústrias do Pará, promovendo o desenvolvimento de negócios e incentivando compras locais. Até hoje, a iniciativa gerou mais de R$ 100 bilhões em negócios por meio das indústrias mantenedoras. Apenas em 2023, foram registrados R$ 28 bilhões em compras locais. O projeto inclui ações como rodadas de negócios, capacitações e ferramentas digitais, contribuindo significativamente para a economia do estado.
O presidente interino da FIEPA, Hélio Melo, destacou que a premiação reflete o protagonismo da Federação no cenário nacional. “Essa premiação reforça o protagonismo da FIEPA no cenário nacional e reflete o compromisso da Federação com iniciativas que promovem o fortalecimento dos sindicatos e a valorização da indústria paraense. É um reconhecimento inédito que marca um novo ciclo da nossa atuação, pautado pela inovação e pela construção de soluções que beneficiam tanto os sindicatos quanto as empresas e a economia do Pará”, afirmou.
O Prêmio Excelência Sindical da Indústria faz parte do Programa Excelência Sindical da CNI, que busca fortalecer o sistema sindical por meio de três pilares: a Rede Sindical, que promove a troca de boas práticas; capacitações para fortalecimento da representação industrial; e o reconhecimento de projetos inovadores e de impacto. A premiação deste ano contou com 307 ações inscritas, das quais 64 de federações e 243 de sindicatos.
A FIEPA teve quatro iniciativas entre as 12 finalistas. Durante o ENAI, os vencedores participaram de uma mesa-redonda para compartilhar experiências e destacar as estratégias por trás do sucesso do projeto Redes.
A 14ª edição do Encontro Nacional da Indústria reuniu líderes políticos e empresariais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra da Saúde, Nisia Trindade, e o presidente da CNI, Ricardo Alban. A comitiva da FIEPA, liderada por Hélio Melo e pelo vice-presidente Roberto Kataoka, também participou de encontros estratégicos, como a Reunião da Diretoria da CNI e o 99º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Comentários