0
Foto: Secom
Há cerca de 15 dias, o governador Simão Jatene conversou com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy,  e falou do projeto do Complexo Logístico Industrial e Portuário Paraense, a ser executado em Parceria Público-Privada.  A pedido de Levy, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Adnan Demachki, expôs ao secretário executivo do Ministério da Fazenda em exercício, Tarcísio Godoy, e ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, hoje, detalhes do empreendimento, que inclui uma ferrovia ligando Santana do Araguaia, na divisa com o Mato Grosso, ao porto de Vila do Conde, em Barcarena, com 1,1 mil Km de extensão, passando por Redenção, Xinguara, Marabá, Rondon do Pará, Nova Ipixuna, Ulianópolis e Paragominas, investimento orçado em R$ 8 bilhões, cujos estudos de viabilidade técnica e econômica foram feitos pela Pavan Engenharia. 

O projeto abrange, também, um porto multicarga no município de Colares, local que tem calado para receber navios de grande capacidade, e, ainda, a construção de um Condomínio Industrial Portuário. Tarcísio Godoy assumiu o compromisso de analisar a ideia, focando questões técnicas e federativas. Jorge Bastos achou “interessantíssima” a interligação proposta com a ferrovia Norte-Sul, a partir de Açailândia(MA). 

Participaram da reunião o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e o coordenador do Núcleo de Representação do Pará no Distrito Federal, Ophir Cavalcante, além do consultor Renato Pavan.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Juiz cassa prefeito de Cametá

Anterior

Governo aperta gigantes do alumínio

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *