0

As obras de revitalização da Praça Batista Campos já avançaram em 70%, de acordo com a Prefeitura de Belém, e deve ficar pronta em junho deste ano, adianta o secretário municipal de Urbanismo, Lélio Costa, que fez vistoria técnica hoje. O investimento é de mais de R$ 5 milhões e inclui recuperação das calçadas em pedra de lioz, dos brinquedos e da academia, pintura dos coretos, reforma do quiosque da Guarda Municipal, revitalização do castelinho e dos lagos, além da implantação de iluminação em LED.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Praça Batista Campos fica entre a Rua dos Tamoios, a Av. Serzedelo Correa, a Rua dos Mundurucus e a Trav. Padre Eutíquio, no bairro de Batista Campos, e foi tombada em 1983 pelo DPHAC-Secult. Era conhecida no século XIX como Largo da Salvaterra, em função do nome da proprietária do terreno local, Maria Manoela de Figueira e Salvaterra. Após sua morte, a praça passou a pertencer à Câmara Municipal de Belém e foi denominada Praça Sergipe, para celebrar a nova província brasileira. Em 1897, durante a gestão de Antônio Lemos, sua denominação passou a homenagear o grande ideólogo da Cabanagem, o jornalista e cônego Batista Campos, morto em 1834. Na época era um simples terreno com algumas mangueiras e canteiro central, mas quando reinaugurada em 14 de fevereiro de 1904 já era uma das praças mais belas de Belém. Em 1986, ganhou novos equipamentos e passou por uma restauração buscando características perdidas no início do século XX, durante a primeira reforma.

Desde 1987 a Associação dos Amigos da Praça Batista Campos ajuda a preservá-la. Em 2008, a Praça passou por grande restauração, ganhando estruturas mais modernas e organizadas, porém mantendo as principais características, como seu ajardinamento sem grades, plantas ornamentais, córregos, pontes, bancos, caramanchões, chafariz e coretos de ferro. A Praça Batista Campos foi tombada pelo município em 1983 e em 2005 ganhou o prêmio de praça mais bonita do Brasil.

Úrsula Vidal será vice de Igor Normando

Anterior

Geraldo Alckmin em Belém na FIPA

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *