0

Com mais de 500 mil metros quadrados de área, o Parque da Cidade é a maior obra de intervenção urbana em execução no Pará. O projeto é belíssimo e após sediar a programação da COP 30 será um importante equipamento cultural, com várias áreas de convivência e lazer que serão entregues à população, como Centro de Economia Criativa, Centro Gastronômico, Torre de Contemplação, Teatro Multiuso, cinema, estúdio de gravação, praças, ciclovia e Memorial da Aviação.

 O parque contará com todo o mobiliário urbano essencial para o uso, como bancos, bebedouros, postes de iluminação, lixeiras, estações de hidratação e totens de sinalização.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão, a convite da vice-governadora Hana Ghassan Tuma, coordenadora estadual da COP 30, recentemente plantou mudas de árvores no parque, ao lado de vários deputados estaduais.

O Parque da Cidade manterá a memória do antigo Aeroporto Júlio César, que por sua vez teve a sua origem em 1936 no chamado Campo de Souza, em terras adquiridas pelo então Ministério da Guerra. No local, foi instalado o núcleo do 7º Regimento de Aviação. Em 1937, foi fundado o Aeroclube do Pará, destinado à formação de pilotos civis, que passou a utilizar também esse campo de aviação. Com a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, foi instalado ali, em 1945, o Parque de Material Aeronáutico de Belém. Passados 31 anos de uso militar, só em agosto de 1976 o aeródromo foi homologado e aberto ao tráfego aéreo de uso público, com a denominação de Aeroporto Júlio César, quando começou a ser explorado comercialmente, sob a jurisdição do Departamento de Aviação Civil. Em 1980, a administração passou para a Infraero, ficando a sua infraestrutura de navegação aérea a cargo da TASA, ambas então vinculadas ao Ministério da Aeronáutica. A Infraero absorveu a TASA em 1996. O aeroporto foi desativado para dar lugar ao Parque da Cidade, nos moldes do Parque do Ibirapuera em São Paulo. As obras deveriam iniciar no primeiro semestre de 2022, mas o projeto só foi oficializado em 19 de maio de 2023.

WhatsApp deixa de funcionar em smartphones antigos

Anterior

Terça da cultura popular: “Santinha do pau oco”

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários