0

No último domingo, 24 de novembro, o pueblo onde nasceu Dom José Luis Azcona Hermoso, Dicastillo, na região de Navarra, Espanha, reuniu-se na paróquia local para uma missa solene em sua homenagem. O evento reuniu os irmãos, sobrinhos, sobrinhos netos, amigos e membros do clero em um momento de despedida repleto de emoção e reconhecimento pela vida e legado do bispo emérito do Marajó.

A celebração eucarística destacou a trajetória de dedicação de Monseñor Azcona ao serviço pastoral, especialmente em defesa dos direitos humanos e dos mais vulneráveis na Amazônia brasileira, enaltecendo a coragem do bispo em denunciar violações e lutar contra o tráfico humano, causas que marcaram sua atuação missionária, mas também foi um momento de despedida do familiar e amigo da comunidade.

Mesmo tão longe de seu pueblo e adotando o Marajó como seu lugar, Dom Azcona nunca perdeu suas raízes. Levava Dicastillo em seu coração e levou Marajó para Dicastillo. Em todas as festas populares, feiras e eventos da comunidade, há vendas ou ações beneficentes em prol da população marajoara. O povo de Dicastillo adotou com todo o coração o trabalho social de seu querido Monseñor Azcona.

A despedida em Dicastillo foi um tributo à vida de um homem que, guiado pela fé, dedicou-se ao serviço dos mais necessitados, deixando uma marca profunda na história de Dicastillo, da Amazonia e nos corações de quem teve o privilégio de conhecê-lo.

(Fotos e videos gentilmente enviados por Javier Azcona Hermoso, irmão de Dom Azcona)

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Todos ruins…

Anterior

O compromisso do Instituto Dom Azcona de Direitos Humanos

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários