Publicado em: 28 de maio de 2025
A obra “Ver-o-Peso III”, do artista Benedicto Mello (1925-2004), integra a exposição “Novos Olhares sobre o Mabe – Intercâmbio Museu/Comunidade [Ver-o-Peso]”, aberta no Museu de Arte de Belém, que funciona no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém do Pará.
Pintado em 1986, o painel tem 4 metros de largura e 1,80 de altura, fazia parte do mural de uma agência bancária e precisou passar por um processo especializado de limpeza, executado pela Divisão de Conservação e Restauro do Museu.
A pintura apresentava fendas, riscos e rompimentos da tinta. O processo de restauro foi coordenado pela servidora Waldereis Araújo, da equipe do MaBe desde 1992.
Nina Matos, servidora do Mabe e principal curadora da exposição, conta que a obra de Benedicto Mello deveria ter entrado em exposição no ano passado, mas só agora esse trabalho foi possível. “E é de uma satisfação imensa trazer ao público uma obra emblemática deste pintor, de reconhecimento nacional e que está lá, para deleite e conhecimento do público, não só da obra, mas também do trabalho de um museu que cumpre com seu papel e leva a sério o trabalho de preservação da memória e promover esse trabalho a todos os públicos”.
Benedicto Mello, cujo legado é monumental, foi um dos maiores pintores paraenses do século XX, o responsável pelo primeiro Laboratório de Restauro da região Norte e pela criação da Pinacoteca Municipal, restauração e salvaguarda de diversas obras que hoje constam no acervo do Mabe e em vários órgãos do Pará, a exemplo do mural “A Cabanagem”, de 1974, que se destaca no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.
A visitação no MaBe é de terça a sexta-feira, das 8h às 14h, e aos domingos das 9h às 13h.
Comentários