A partir das 7h desta segunda-feira, 2 de dezembro, as obras da Nova Doca avançam para a quadra 7 do canal da Avenida Visconde de Souza Franco, entre as ruas Aristides Lobo e Tiradentes. Nesse trecho, as duas faixas da esquerda serão interditadas com tapumes, enquanto as duas faixas da direita permanecerão liberadas para o tráfego. Essa medida é necessária para a execução de serviços de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, além da cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.
Para viabilizar o andamento das obras, o trânsito sofrerá alterações. Na Rua Jerônimo Pimentel, entre a Travessa Almirante Wandenkolk e a Avenida Visconde de Souza Franco, haverá interdição de uma faixa, com a outra permanecendo livre para o tráfego. Como rota alternativa, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) sugere a Rua Diogo Móia.
Na Rua Tiradentes, no trecho entre a Avenida Visconde de Souza Franco e a Travessa Quintino Bocaiúva, ocorrerá uma interdição parcial, com obras em apenas uma faixa da pista. A rota alternativa indicada é a Rua Ó de Almeida.
Essas mudanças no trânsito são coordenadas em parceria com a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e o Departamento de Trânsito (Detran), visando orientar o tráfego e assegurar a segurança de todos.
Complementando a obra da Nova Doca, estão sendo realizados serviços de saneamento para garantir a coleta adequada do esgoto sanitário dos imóveis localizados no entorno do canal. Essas intervenções já foram executadas em vias como a Rua Municipalidade, Avenida Visconde de Souza Franco, Passagem Vila Rica, Avenida Senador Lemos, Avenida Pedro Álvares Cabral e Rua 28 de Setembro. Atualmente, os trabalhos estão sendo ampliados para as ruas Jerônimo Pimentel e Tiradentes. O canal da Doca também está recebendo obras específicas de esgotamento.
As obras da Nova Doca e os projetos de saneamento integram um conjunto de sete intervenções estruturantes que visam preparar Belém para a COP 30, como a conclusão do BRT Metropolitano e a construção de viadutos nas rodovias BR-316 e Mário Covas.
Foto: Carlos Henrique Santos/Seop
Comentários