0

A Mineração Rio do Norte obteve nesta semana a Licença Prévia do Ibama para o projeto Novas Minas, na região Oeste do Pará. A MRN promete investir R$ 5 bilhões nos próximos cinco anos, estendendo a vida útil da lavra de bauxita em mais 15 anos, de 2027 até 2042, em cinco novos platôs: Rebolado, Escalante, Jamari, Barone e Cruz Alta Leste, abrangendo os municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro.

O empreendimento será essencial para empresa dar seguimento à produção média de 12,5 milhões de toneladas anuais de bauxita. No processo de licenciamento a mineradora providenciou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Estudo do Componente Quilombola (ECQ), que avaliou os impactos ambientais e socioterritoriais para as comunidades do Boa Vista e do Alto Trombetas II.

A nova etapa do licenciamento consiste na elaboração do Plano de Gestão Ambiental e Plano Básico Quilombola junto às comunidades dos Territórios Boa Vista e Alto Trombetas II, a fim de prevenir, mitigar e compensar os impactos. A validação do PGA e do PBAQ será fundamental para obtenção da Licença de Instalação, cujo cronograma está previsto para o início de 2025.

Villa Tugendhat: a invenção do espaço fluido moderno

Anterior

Incêndio em escola no Quênia deixa 17 mortos e 13 feridos

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários