A Embaixada no Brasil e o Consulado no Pará da República Tcheca, em parceria com a Universidade da Amazônia, inauguram na quarta-feira, 11, na Galeria Graça Landeira do Museu de Arte da Unama no campus Alcindo Cacela, em Belém, a exposição “Villa Tugendhat: a invenção do espaço fluido moderno”, que conta com extensa programação de palestras, filmes e workshop sobre o habitar na arquitetura moderna. As atividades começam dia 10 com o workshop “Shapping the Light”, ministrado pelo convidado especial do evento, o português Marco Maio, radicado na República Tcheca e professor da Universidade Técnica de Praga, que também vai apresentar mais duas palestras sobre história e arquitetura moderna na Europa, nos dias 11 e 12.
O público conhecerá a Villa Tugendhat, projetada pelo famoso arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe. Construída em Brno, República Tcheca, entre 1929 e 1930, para o casal Greta e Fritz Tugendhat, a residência é considerada pela historiografia um ícone da arquitetura moderna do século XX. Sua excepcionalidade está na pureza arquitetônica formal, inserção no entorno da natureza e conexão entre os ambientes, assim como nas soluções técnicas e de construção e no uso de materiais preciosos. Uma obra artística ímpar que desde a sua origem passou por uma série de transformações históricas e reformas complexas. Graças aos seus valores, essa joia da arquitetura moderna foi incluída, em 2001, na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.
A mostra oferece um mapeamento do contexto histórico, da história, da filosofia e da trajetória arquitetônica da Villa Tugendhat desde sua concepção até nossos dias.
Mais informações na Coordenação do Curso de Arquitetura da Unama pelo telefone 91-40093032. As atividades terão certificados para os estudantes.
Comentários