Publicado em: 31 de maio de 2025
Hoje (31) de manhã, na Trav. Quintino Bocaiúva esquina com a Rua Gaspar Viana, bairro do Reduto, em Belém, uma família que trafegava em um Toyota Corolla sofreu assalto à mão armada por dois sujeitos em motocicletas. O local fica a apenas três quadras do quartel Tiradentes, que sedia um batalhão e quatro Companhias da Polícia Militar do Pará, sendo que o Reduto é o menor bairro de Belém e os crimes acontecem em plena luz do dia, com muitas testemunhas durante engarrafamentos no trânsito, o que piorou muito por conta das obras na Av. Visconde (Doca) de Souza Franco. As pessoas que moram ou trabalham no bairro têm pavor de andar na rua, pela total falta de segurança. Os assaltos proliferam na rua Aristides Lobo, Tiradentes, Manoel Barata, Ó de Almeida, Gaspar Viana e Municipalidade, além das travessas Piedade, Benjamin Constant, Rui Barbosa e Quintino Bocaiúva, todas muito estreitas e sem policiamento. Só esta semana já é o quinto assalto no bairro.
Meliantes armados e utilizando motos, com ou sem as placas cobertas, invadem as calçadas e assaltam à vontade, em qualquer hora do dia ou da noite. Atletas e corredores de rua têm sido alvos também. Residências são invadidas e saqueadas. Indignados, os moradores e lojistas estão cogitando uma manifestação de protesto com paralisação do trânsito das vias de acesso à Doca no horário de pico, a fim de que o problema deixe de ser invisível para as autoridades, já que, pelas estatísticas oficiais, o Reduto é um oásis.
O Tenente Cel. Thiago, comandante do 2º BPM, informou que a PMPA já identificou os assaltantes da família no Corolla e policiais militares foram em três endereços atrás deles, no Barreiro e na Sacramenta, sem êxito. A inteligência está em campo. O condutor da moto é Igor Santos Sodré, que já foi preso outras vezes por roubo e está oficialmente em prisão domiciliar (!). Não seria o caso de simplesmente revogar a prisão domiciliar, já que está cometendo crimes? A mulher na garupa da moto é sua irmã. Na residência deles só encontraram a mãe dos dois. A PM está tentando localizar as vítimas para tentar obter mandado de prisão por meio da Polícia Civil. A dupla é contumaz na prática criminosa na área.
O comandante do 2º BPM comentou também que ele e a Capitã Ellen já haviam demonstrado a necessidade de adoção da modalidade de policiamento em moto no Reduto, por conta das características do bairro, e que amanhã o Batalhão Águia fará rondas a partir de 5h. Espera-se que não seja só por um dia.
As pessoas em situação de rua que, sob efeito de drogas e armadas de facas, atacam os transeuntes, são a ponta de outro problema gravíssimo que exige a atuação da prefeitura de Belém e do Ministério Público do Estado.
A PMPA orienta as vítimas a ligar para o 190 e jamais tentar intervir ou reagir durante assalto. Observar características, cor de roupa, tatuagens, placa, cor dos veículos utilizados. Se celular foi roubado e tiver possibilidade de rastreamento, informar. A maioria das pessoas não faz boletim de ocorrência, por medo, pela burocracia ou por não acreditar que tenha eficácia. O resultado é que a estatística de Segurança Pública é totalmente fora da realidade, daí a importância do BO, que pode ser registrado também pelo site da Delegacia Virtual.


Comentários