Publicado em: 1 de novembro de 2025
O presidente Lula participou neste sábado (1º), em Belém, da entrega da ampliação do Aeroporto Internacional de Belém, como parte da agenda de eventos conectados à COP30, que acontecerá no período de 10 a 21 de novembro, na capital do Pará. Com investimentos próprios de R$ 450 milhões, a concessionária Norte da Amazônia Airports concluiu a Fase 1-B do contrato de concessão quase um ano antes do previsto, elevando a capacidade anual de atendimento de 7,7 milhões para cerca de 13 milhões de passageiros.
As áreas de embarque doméstico e internacional quase triplicaram, passando de 1.593 m² para 4.303 m². O embarque remoto, ampliado em 214%, aumentou de 265 m² para 835 m² ainda no primeiro semestre de 2025.
Para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições que exigem ambiente controlado foi instalada uma sala multissensorial.
Foram construídos dois novos mezaninos sobre o saguão principal, com expansão de cerca de 40% nas áreas comerciais — de 2.863 m² para 4.162 m² e estão lá Fran’s Café, Living Heineken, Kopenhagen, Havana, Rei do Mate, Cairu, Rokkon, Forneria, Fit Food, Subway e W Premium Lounge.
Os conjuntos de sanitários, mais modernos e acessíveis, ampliaram o número de boxes femininos de 64 para 93 e masculinos de 73 para 95, além de sete espaços família e dois fraldários.
Novas longarinas com assentos ergonômicos e elementos visuais que remetem à cultura amazônica complementam a modernização, enquanto um novo sistema de climatização assegura conforto térmico em todo o terminal.
O novo pátio de estacionamento adicionou cinco posições para aeronaves categoria C, como Boeing 737-800 e Airbus A320, além da requalificação das pistas e taxiways, modernização do balizamento noturno, revitalização da sinalização horizontal e instalação de Áreas de Segurança de Fim de Pista nas cabeceiras 07, 25, 03 e 21. Equipamentos de auxílio à navegação, como PAPIs nas cabeceiras 21 e 25, garantem aproximações mais precisas mesmo em baixa visibilidade. A cabeceira 07 recebeu modernização completa do sistema de luzes de aproximação com tecnologia LED.
No último dia 28, a Avianca inaugurou rota direta para Bogotá com três frequências semanais. Em junho, a Gol iniciou operação para Miami, com voos às terças e domingos, e planeja ampliar para três frequências semanais durante a COP30. Latam e Gol reforçarão a malha doméstica em Belém durante o evento, enquanto a Air France aumentará voos para Caiena, e a TAP utilizará aeronaves Airbus A330-200 em voos para Lisboa, ampliando a oferta de assentos.
Durante a COP30, a expectativa é de cerca de 508 mil passageiros em 3.122 voos comerciais, quase o dobro do mesmo período do ano passado, com um aumento de 57% na oferta de voos.
Principal Foto: Ricardo Stuckert/PR










Comentários