0

Uma programação inédita, distribuída entre os palacetes Bolonha e Faciola, abordando a influência artística Art Nouveau em diversos segmentos da capital parauara e envolvendo palestras, exposições, degustação e workshops começou hoje, na Casa Museu Francisco Bolonha. A mesa oficial teve a professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Universidade da Amazônia e membro da Academia Paraense de Letras; a museóloga e professora doutora Rosa Arraes (Fumbel/Museu Bolonha), Priscilla Freire, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult; e Márcia Nunes, coordenadora grupo de pesquisa Casas Senhoriais do PPGCLC Unama. Em seguida, houve uma oficina com o tema “Atividade de representação gráfica sobre os gradis de Belém”, com o Prof. Bruno Carreira  e participação de alunos inscritos para “Mostra Gráfica dos Gradis”.

O evento, realizado pela Prefeitura de Belém, via Fundação Cultural de Belém (Fumbel), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, integra o programa de pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama e conta com a participação de docentes da Universidade Federal do Pará.

No Palacete Faciola, a palestra “O caminho do Art Nouveau na maquete do centro histórico” foi ministrada pela Profa. Dra. Elna Trindade (Fórum Landi/UFPA) e o tema “Os catálogos que transitavam na Belle Époque: onde estão esses gradis?” foi exposto por Márcia Nunes. Rosa Arraes discorreu sobre “Contribuições de Francisco Bolonha na Belle Époque”.

Nesta quinta-feira, a partir das 9h, haverá visitação guiada ao Palacete Bolonha e demais exposições e em seguida a palestra “Cartazes no Art Nouveau: Design Gráfico na Belle Époque”, pelo Prof. Dr. Jorge Eiró (PPGCLC/Unama).

Às 15h, no Palacete Faciola, será a vez da palestra “Art Nouveau em espaços fúnebres: Análise sobre os túmulos”, pela doutoranda Amanda Botelho (PPGCLC/Unama) e às 16h “José Sidrim e sua arquitetura na Belle Époque” será objeto da apresentação da Profa. Dra. Ana Léa Nassar Matos (UFPA). Já às 17h haverá tarde de autógrafos com palestrantes do evento.

Na sexta-feira, 18, a programação inicia com visitação guiada no Palacete Bolonha e demais exposições, seguida pela palestra “Cardápios e hábitos alimentares na Belle Époque”, ministrada pela Profa. Dra. Sidiana Ferreira (UFPA); e às 11h o público será brindado com a degustação “Um sabor na Belle Époque”, oferecida pelo Prof. e Chef Confeiteiro Flávio Amoedo (Gastronomia/Unama). À tarde, no Palacete Faciola, às 15h a Profa. Dra. Maria de Nazaré Sarges (PPGHIST/Unama) vai proferir a palestra “Uma cidade polifônica: Belém e suas vozes no alvorecer do séc. XX” e às 16h o Prof. Dr. Jonas Arraes dissertará acerca do tema “A música como manifestação de arte na Belle Époque”. A programação encerrará no Palacete Bolonha às 17h, com sarau musical.

Santas Orelhinhas

Anterior

Estudante de Medicina importunava colegas via aplicativo

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *