0

Uma programação inédita, distribuída entre os palacetes Bolonha e Faciola, abordando a influência artística Art Nouveau em diversos segmentos da capital parauara e envolvendo palestras, exposições, degustação e workshops começou hoje, na Casa Museu Francisco Bolonha. A mesa oficial teve a professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, reitora da Universidade da Amazônia e membro da Academia Paraense de Letras; a museóloga e professora doutora Rosa Arraes (Fumbel/Museu Bolonha), Priscilla Freire, do Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult; e Márcia Nunes, coordenadora grupo de pesquisa Casas Senhoriais do PPGCLC Unama. Em seguida, houve uma oficina com o tema “Atividade de representação gráfica sobre os gradis de Belém”, com o Prof. Bruno Carreira  e participação de alunos inscritos para “Mostra Gráfica dos Gradis”.

O evento, realizado pela Prefeitura de Belém, via Fundação Cultural de Belém (Fumbel), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, integra o programa de pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama e conta com a participação de docentes da Universidade Federal do Pará.

No Palacete Faciola, a palestra “O caminho do Art Nouveau na maquete do centro histórico” foi ministrada pela Profa. Dra. Elna Trindade (Fórum Landi/UFPA) e o tema “Os catálogos que transitavam na Belle Époque: onde estão esses gradis?” foi exposto por Márcia Nunes. Rosa Arraes discorreu sobre “Contribuições de Francisco Bolonha na Belle Époque”.

Nesta quinta-feira, a partir das 9h, haverá visitação guiada ao Palacete Bolonha e demais exposições e em seguida a palestra “Cartazes no Art Nouveau: Design Gráfico na Belle Époque”, pelo Prof. Dr. Jorge Eiró (PPGCLC/Unama).

Às 15h, no Palacete Faciola, será a vez da palestra “Art Nouveau em espaços fúnebres: Análise sobre os túmulos”, pela doutoranda Amanda Botelho (PPGCLC/Unama) e às 16h “José Sidrim e sua arquitetura na Belle Époque” será objeto da apresentação da Profa. Dra. Ana Léa Nassar Matos (UFPA). Já às 17h haverá tarde de autógrafos com palestrantes do evento.

Na sexta-feira, 18, a programação inicia com visitação guiada no Palacete Bolonha e demais exposições, seguida pela palestra “Cardápios e hábitos alimentares na Belle Époque”, ministrada pela Profa. Dra. Sidiana Ferreira (UFPA); e às 11h o público será brindado com a degustação “Um sabor na Belle Époque”, oferecida pelo Prof. e Chef Confeiteiro Flávio Amoedo (Gastronomia/Unama). À tarde, no Palacete Faciola, às 15h a Profa. Dra. Maria de Nazaré Sarges (PPGHIST/Unama) vai proferir a palestra “Uma cidade polifônica: Belém e suas vozes no alvorecer do séc. XX” e às 16h o Prof. Dr. Jonas Arraes dissertará acerca do tema “A música como manifestação de arte na Belle Époque”. A programação encerrará no Palacete Bolonha às 17h, com sarau musical.

Santas Orelhinhas

Anterior

Estudante de Medicina importunava colegas via aplicativo

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários