Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Eletricistas continuam desaparecidos

Uma força-tarefa composta por policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios de Belém, soldados e oficiais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Pará, agentes da Força Nacional e investigadores e delegados da Superintendência Regional de Polícia Civil do Alto Xingu investiga o desaparecimento de Gutemar Pereira de Sousa e Jaime Moura dos Santos, trabalhadores da Dínamo, empresa terceirizada da Equatorial Energia, mas 12 dias depois as buscas continuam infrutíferas.

Eles sumiram no último dia 13, quando saíram de Rio Maria com destino a Bannach, no sul do Pará, para fiscalização na rede de energia elétrica. Familiares, amigos e colegas de trabalho estão angustiados e fizeram uma carreata em protesto, hoje de manhã, pela BR-230 (Transamazônica) em direção à sede do Ministério Público do Estado do Pará. Pedem celeridade, respostas e justiça.

Na madrugada do dia 15, o policial plantonista da Delegacia de Polícia Civil de Rio Maria atendeu a um PM que fez a apresentação do veículo pertencente à Dínamo, utilizado pelos dois funcionários desaparecidos. Foi registrado o Boletim de Ocorrência nº 00209/2022.100264-3. A esposa de Jaime dos Santos relatou que ele e seu colega Gutemar Pereira saíram de Redenção com destino a Xinguara para desenvolver tarefas da empresa em que ambos trabalham. E desde as 11h20min do dia 14 não teve mais contato com o esposo, que não responde as ligações nem visualiza as mensagens de celular. Antes de desaparecer, Jaime pediu que fosse consultado o CPF 086.566.717-90, de F.A.O.

O fiscal dos eletricistas da Dínamo, Isaac Santos Carvalho, contou que no dia 14 os dois foram a Rio Maria em missão de trabalho e que, por volta de 16h do mesmo dia, consultaram o tablet utilizado pelas vítimas e verificaram que a localização deles era na Fazenda Primavera, distante cerca de 35 Km da cidade de Rio Maria. À noite recebeu a informação de que o veículo utilizado pelas vítimas tinha sido encontrado em uma vicinal sem ninguém no seu interior. Acompanhado por PMs, levou o veículo à Delegacia.

No dia 15 a Polícia Civil, em conjunto com a PMPA, acompanhados de familiares e amigos das vítimas, foram à Fazenda Primavera, onde encontraram diversas cápsulas compatíveis com pistola calibre .380 e marcas de sangue, além de restos de papel queimado semelhantes aos documentos utilizados pela empresa Dínamo. No dia seguinte foi cumprido mandado de busca no local, com apoio do Batalhão do Corpo de Bombeiros, mas os corpos não foram encontrados.

Pela complexidade da investigação, foi acionada a Delegacia Especializada em Homicídios, que assumiu o caso. Conforme relatório da Superintendência Regional do Alto Xingu, datado do último dia 18, a polícia trabalha para esclarecer as circunstâncias e autoria de possível duplo homicídio.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *