0

A Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal do Oeste do Pará realiza em 8 e 9 de abril de 2024, em Santarém (PA), o XVI Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos, evento híbrido destinado à formação dos participantes e à disseminação de conhecimentos, práticas e experiências no ensino clínico em Direito.

A mesa-redonda “Exposição humana ao mercúrio na Amazônia: uma abordagem interdisciplinar na perspectiva da educação clínica em direitos humanos”, com a participação das pesquisadoras Maria Elena Crespo López, da Universidade Federal do Pará; Heloisa do Nascimento de Moura Menezes, da Ufopa; e Linara Oeiras Assunção, da Universidade Federal do Amapá está sendo aguardada com muita expectativa. As secretárias nacionais Sheila de Carvalho e Juma Xipaia também participam da mesa, que terá a mediação da professora Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, da Unifap, e participação de Margareth Maytapu, do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA), como debatedora.

O encontro termina na terça-feira, 9 de abril, com a mesa-redonda “Educação Clínica e Litígio Estratégico na Proteção Internacional dos Direitos Humanos”, a partir das 19h, no auditório da Unidade Tapajós, com os palestrantes Siddartha Legale, coordenador do Núcleo Interamericano de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Rodrigo Deodato de Souza Silva, da Universidade Católica de Pernambuco; Paulo Gilberto Cogo Leivas, procurador regional da República; Juma Xipaia, secretária nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas; e Daniel Canavese de Oliveira, coordenador de acompanhamento da Política de Saúde Indígena do Ministério dos Povos Indígenas. Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, da Unifap, fará a mediação do debate, e Helia Kumaruara, do CITA, participará como debatedora.

O evento oferecerá, ainda, a oficina “Metodologia do Ensino Clínico aplicada aos Direitos Humanos”, apresentação de vídeos e relatos de experiências, entre outras atividades. A reitora  da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier; a cacica Juma Xipaia, a secretária nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila de Carvalho; e a coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Ufopa, Lidiane Nascimento Leão participarão ativamente da programação.

Mais informações no site do evento (aqui).

Vinculada ao Instituto de Ciências da Sociedade, a Clínica de Direitos Humanos da Ufopa atua em três linhas de pesquisa: Direito Internacional do Meio Ambiente; Direito Internacional dos Direitos Humanos; e Direito Internacional Penal e Direitos Humanos.

Começa ativação da infovia Belém-Macapá

Anterior

Uma história leva à outra, n.10

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *