0
 

O I Desfile de Moda Comunitária da Sacramenta anunciou os dez selecionados para o evento, que vai ocorrer no dia 28 de junho, a partir das 16 horas, no Parque da Cidade. Haverá também desfile não competitivo com figurinistas e modelos autorais da Região Metropolitana de Belém. A programação inclui, ainda, pocket shows com Thaís Badu, Ruth Clark, MC Believe, feira de roupas, biojoias, artesanato e culinária. A iniciativa é do Coletivo Mulheres Empreendedoras da Sacramenta e da Associação Sociocultural Outros Nativos (Ason), em parceria com o Movimento Moda Paraense, e pretende incentivar a moda autoral produzida nas periferias de Belém.


“A proposta é valorizar o trabalho de estilistas que, muitas vezes, criam em ateliês de bairro, garagens e espaços compartilhados, e que fazem da moda uma forma de renda, autonomia e expressão de identidade”, explica Thais Helene Martins, coordenadora do Coletivo.


Esses grupos da sociedade civil se organizam por meio de políticas públicas em um território historicamente marginalizado. Nicobates, coordenador geral da Ason, conta que a Associação foi formalizada em 2020, um ano depois da realização do primeiro Festival Outros Nativos, o principal projeto do coletivo formado por músicos, produtores culturais e comunicadores da Sacramenta e arredores.


No mesmo período, uma demanda por fabricação de máscaras para uso durante a pandemia de Covid-19, juntou um grupo de costureiras que acabou dando origem às mulheres empreendedoras da Sacramenta.


“Os Outros Nativos e o Coletivo de Mulheres nasceram quase ao mesmo tempo, no mesmo bairro, e nós, com a nossa experiência em projetos e ações culturais, ajudamos a conceber e executar esse projeto junto com elas”, explica Nicobates.


As atividades do desfile iniciam às 16h, com a Feirinha Criativa e Comunitária, articulada pelo coletivo de Mulheres Empreendedoras, que reunirá expositores do bairro e empreendedores externos para comercializar produtos de artesanato, culinária e vestuário independente.


Haverá apresentação de DJ’s e às 17h um painel com a participação das designers de moda Alcimara Braga e Jacque Carvalho, debatendo com convidados o futuro da moda comunitária.


A rapper Ruth Clark e a cantora de pop amazônico Thais Badu, bem como o cantor trans MC Believe, estarão lá a partir das 18h, de forma alternada às programações de passarela. Os DJ’s residentes do evento serão Mister Dan e Proefx.


Um dos grandes atrativos da noite será a mostra não competitiva dedicada a apresentar coleções desenvolvidas por figurinistas convidados. Essa etapa especial servirá como uma vitrine, permitindo diálogo entre os talentos locais e produtores. “A passarela comunitária foi pensada para além do aspecto puramente visual, atuando como um espaço de celebração das vivências locais e de geração de novas oportunidades profissionais dentro da cadeia de moda alternativa”, explica Nicobates.


Os classificados são:


Bianca Pantoja – Peça: Taiguara


Hellana Costa – Peça: Entre Tramas


Jessica Vieira Matos – Peça: Entrelaçados


Ketyla Cardoso – Peça: Vestido jeans recriado em crochê


Laila Santos – Peça: Moira


Linamara Alves – Peça: Um olhar para o futuro


Marilda Oliveira – Peça: Helena


Marjorie Freitas – Peça: Saia-Vestido


Moriá Rocha – Peça: Conjunto flor do cupuaçu


Wellington Carvalho – Peça: Ancestralidade na Amazônia


Para fazer qualquer doação, o público pode usar a Vakinha criada pelos organizadores no link: https://bit.ly/doadesfile ou transferência diretamente para a conta da Ason por meio da chave pix (CNPJ) 40226936000150 (Banco Cora em nome da Associação Sociocultural Outros Nativos).


PROGRAMAÇÃO:


16h- abertura oficial, com DJ Mister Dan e início da Feira de Empreendedorismo.


17h- painel Moda Comunitária: do Território para o Mundo, com Alcimara Braga, Jacque Carvalho, Jaci Garcia e Rui Martins.


18h- pocket show de Ruth Clark MC


19h- bingo com premiação de peças de expositores


20h- pocket show de Thaís Badu


20h30- desfile não competitivo – passarela comunitária


21h- pocket show de MC Believe


21h30 – desfile principal


22h- encerramento com anúncio do (a) vencedor(a).


A entrada é gratuita.

Servidores da Funtelpa, Igepps, Sectet, FCP e Seop estão à míngua

Previous article

You may also like

Comments