Publicado em: 25 de junho de 2026
Nesta sexta-feira, 26, a partir das 19h, na Academia Paraense de Letras, a advogada e professora Andreza Smith lança em meio a sessão de autógrafos “Vestido Verde”, seu primeiro livro de crônicas, abordando uma jornada feminina que transforma sofrimento em consciência e movimento. A obra também será lançada na Bienal do Livro de São Paulo, entre os dias 4 a 13 de setembro deste ano, no Distrito Anhembi e em seguida ficará à venda no site da editora Ler Amar.
Nascida em uma família de artistas plásticos, músicos e poetas, Andreza Smith é natural de Belém – do bairro da Marambaia. Embora tenha consolidado sua trajetória profissional na área jurídica – é mestre e doutora em Direito, aos 45 anos viu nascer uma nova vocação: a escrita literária.
Sua escrita é um convite à pausa e à reflexão. Como observadora atenta do mundo, transpõe ao papel a complexidade do universo feminino, transformando o cotidiano em crônicas vibrantes. Seus textos mergulham na riqueza das emoções humanas, dando voz a histórias e experiências que, embora comuns às mulheres, revelam-se extraordinárias sob seu olhar.
Leitora voraz e apaixonada pelas artes — do canto à dança — une o rigor acadêmico à sensibilidade artística para narrar a vida com autenticidade. Para ela, escrever é mais do que um ato criativo; é a missão de registrar memórias e celebrar a força das trajetórias femininas que moldam o dia-a-dia.
“O vestido verde” surgiu da observação de algo muito comum na vida de muitas mulheres: a relação construída com o corpo, a imagem e a autoestima. A autora narra a história de uma mulher que, em determinado momento, se depara com um vestido não lhe serve. O que parece ser apenas uma peça de roupa acaba se transformando em um marco de reflexão e ação, levando-a a revisitar sentimentos, inseguranças e, principalmente, a redescobrir seu próprio valor.
O livro aborda resiliência, amadurecimento e reencontro interior durante a jornada da personagem principal na luta contra a obesidade. É uma história emocionante sobre recomeços, força feminina e a coragem da mulher que reaprendeu a se escolher.
A experiência da escrita, para a autora, foi muito especial, e o objetivo é promover a cada leitor e leitora que encontre nas suas páginas inspiração e um novo olhar sobre coragem e amor-próprio.
Ao adquirir o livro e conhecer esta inspiradora jornada, o leitor descobrirá que nunca é tarde para reescrever a própria história, pois toda transformação começa quando há uma tomada de decisão em busca de um reencontro.










Comments