Abaetetuba terá o atendimento às crianças significantemente ampliado com a construção de três novas creches públicas. Duas delas são frutos de parcerias: uma do Governo do Pará, através do programa “Creches pelo Pará”, que tem um investimento de mais de R$ 400 milhões para a construção de 148 creches em todo o Estado, com a Prefeitura Municipal, que já garantiu o tereno para o bairro do Algodoal, e outra do Governo Federal, através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com a Prefeitura de Abaetetuba.
As creches públicas desempenham um papel essencial no desenvolvimento infantil e no suporte às famílias, especialmente em comunidades de baixa renda. Para além de oferecerem um espaço seguro para as crianças, essas instituições contribuem diretamente para seue desenvolvimento cognitivo, emocional e social. São inúmeros os estudos que mostram que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança. É nesse período que ocorrem os principais avanços no que diz respeito à linguagem, interação social e habilidades cognitivas. As creches públicas fornecem ambientes onde as crianças são expostas a estímulos adequados, promovendo o aprendizado desde a primeira infância. Em muitos casos, as creches públicas são o único espaço de aprendizado e desenvolvimento que as crianças de baixa renda podem acessar. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) defende que a expansão de creches públicas é uma estratégia fundamental para assegurar o desenvolvimento integral das crianças, reduzindo as barreiras de entrada para as famílias mais vulneráveis.
Em adição às três futuras construções, foram inauguradas em Abaetetuba, nos últimos quatro anos, duas novas creches públicas, localizadas nos bairros da Angélica e do Mutirão. Cada creche é equipada com lactário, solário, berçários, brinquedoteca e playground, proporcionando um ambiente seguro e adequado para as crianças enquanto suas mães trabalham com tranquilidade. No total, são sete creches em funcionamento no município, todas construídas pela prefeita Francineti Carvalho, com mais de 1.800 crianças atendidas. Para as mães, , as creches oferecem uma solução para o desafio de equilibrar trabalho e cuidados com os filhos: “A creche veio ser uma solução, porque eu necessitava trabalhar e eu não tinha em que confiar de deixar a minha filha. Ela tinha seis meses”, relatou Jéssica Bentes, mãe beneficiada pelo serviço municipal. Outra mãe, Dalva Rafaela, destaca que o ambiente oferecido pela instituição é seguro e acolhedor, com profissionais qualificados que garantem amor, carinho e conhecimento às crianças. “Nós, pais, saímos tranquilos para trabalhar, sabendo que nossos filhos estão em um local onde recebem uma alimentação adequada e são cuidados por uma equipe técnica bem preparada”, afirmou a mãe, destacando o impacto positivo das creches na rotina das famílias e no desenvolvimento infantil.
Além de beneficiar as crianças, as creches públicas também têm um impacto direto na vida das famílias, especialmente das mães. Pais e mães – principalmente as mulheres – enfrentam dificuldades para ingressar ou se manter no mercado de trabalho por não terem onde deixar seus filhos. A disponibilidade de creches públicas permite que essas mães trabalhem com mais tranquilidade, o que, por sua vez, contribui para o aumento da renda familiar e para a diminuição da desigualdade de gênero no mercado de trabalho. De acordo com dados do IBGE, a participação das mulheres no mercado de trabalho tende a aumentar em até 10% nas cidades onde há maior oferta de vagas em creches.
Comentários