0

Nesta quinta (9), a Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes realizam concerto de música antiga, dentro do Projeto Música nos Museus, às 19h, na Igreja de Santo Alexandre, com acesso livre e gratuito. No repertório, Sonata em Ré Maior (G. F. Handel), Sonata em Si Menor Op VII n°2(J. B. Boismoetier), Sonata Canônica n°2 em Ré Maior (G. P. Telemann), Mrs. Winter’s Jump (J. Dowland) e Trio sonata em Sol Maior BWV 1039 (J. S. Bach).

O Núcleo de Música Antiga da FCG surgiu este ano, a partir da iniciativa de músicos profissionais da Casa. Com a proposta de utilizar réplicas de instrumentos de época, adaptar e arranjar obras do repertório canônico da música de concerto, pesquisar sobre estilo e prática musical dos séculos XVIII e XIX, os músicos objetivam proporcionar à comunidade a execução de obras de compositores dos períodos barroco, rococó e clássico. Atualmente o grupo é formado por João Pedro Pagliosa (traverso), Jonathan Miranda (traverso), Maurício Gomes (alaúde), Maynara Malcher (violoncelo), Acácio Cardoso (flauta doce) e Rodolfo Santana (espineta).

“Nós apresentaremos alguns arranjos elaborados especialmente para esta edição do projeto. Além disso, um grande diferencial é que o Núcleo de Música Antiga é o único grupo, formado por músicos do nosso Estado, que irá tocar os instrumentos antigos, apresentando sonoridade e afinação diferenciados”, ressaltou João Pedro Pagliosa, músico e professor do IECG.

A Igreja de Santo Alexandre fica na Praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha, núcleo Feliz Lusitânia, em Belém do Pará.

Convênios destinam mais de R$ 1,3 bilhão ao Pará

Anterior

Edyr, 26 anos

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *