Publicado em: 5 de julho de 2025
Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio de Pós-Doutorado em Aveiro, Portugal; Mestre em Letras e Licenciado Pleno em Letras pela UFPA (em Português e em Alemão), com pós-graduação na Universidade de Freiburb im Breisgau e Instituto Goethe de Murnau, na Baviera, ambos na Alemanha, Benilton Cruz foi eleito ontem (4) para a Cadeira nº 35 da Academia Paraense de Letras, patronímica de Santa Helena Magno e cujo último ocupante, nos últimos 24 anos, foi o saudoso José Wilson Malheiros da Fonseca. A Comissão Eleitoral é integrada por Franssinete Florenzano (presidente), Benedito Wilson Sá e Cláudio Guilhon.
Benilton é pesquisador sobre autores paraenses, Mário de Andrade e inovações no ensino através de novas mídias, autor dos livros Olhar, verbo expressionista; O Expressionismo Alemão no romance “Amar, verbo intransitivo de Mário de Andrade; Moços & Poetas – Quatro Poetas na Amazônia – Ensaios Sobre Antônio Tavernard, Paulo Plínio Abreu, Mário Faustino e Max Martins; Espólios para uma Poética – Lusitanias Modernistas em Mário de Andrade; e Aurora que Vence os Tigres, de poesia. É coautor de diversas antologias poéticas e tem 17 artigos publicados no Brasil e no exterior em revistas especializadas na sua área de atuação como pesquisador de literatura.
Editor do blog Amazônia do Ben, sobre a Etnopoesia da região amazônica parauara, autores paraenses, cultura amazônica e outros temas; editor do canal de poemas No Meio do Teu Coração Há um Rio, no Youtube; Benilton é membro da diretoria da Academia Maçônica de Letras do Estado do Pará – Amalep, ocupando a cadeira nº 11, patronímica de Mário de Andrade. É, ainda, perito forense pelo Instituto de Perícias de São Paulo e docente da Universidade Federal Rural da Amazônia no campus Belém, onde leciona as disciplinas Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, Metodologia da Pesquisa, Alemão Instrumental, Germanística, Filologia, Poética, Multiletramentos e Crítica Literária.
A APL é presidida por Ivanildo Alves, tem na vice-presidência Leonam Gondim da Cruz Jr., na 1ª Secretaria Nazaré Mello Uchoa, na 2ª Secretaria Homerval Thompson; na diretoria Administrativa-Financeira João Augusto de Oliveira, na diretoria de Arquivo Ernane Malato e na diretoria de Biblioteca Franssinete Florenzano. A Comissão de Contas é composta por Océlio Moraes, Júlio Victor Moura e Homerval Thompson Teixeira. Integram a Comissão de Revista Agildo Monteiro, José Ildone Favacho, Leonam Cruz, Nazaré Mello e João Augusto Oliveira.
Na foto, Benilton e o presidente da APL, Ivanildo Alves.
Comentários