0

Um grupo de 49 médicos do Programa Federal “Mais Médicos” chegou em Belém para atuar no reforço à Atenção Primária em Saúde. Eles agora integram o quadro funcional da Prefeitura de Belém, via Secretaria Municipal de Saúde, e foram recebidos de maneira emblemática hoje (18), Dia Nacional do Médico, em cerimônia de acolhimento na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos.

O prefeito Edmilson Rodrigues empossou pessoalmente os profissionais durante a cerimônia de assinatura do Termo de Adesão e Compromisso do programa “Mais Médicos”. “Com a chegada desses novos médicos vamos revolucionar a saúde da nossa cidade, que vai ter a cobertura da atenção primária triplicada. Isso é um compromisso com a vida, um investimento que a Prefeitura está fazendo. Agradeço ao Ministério da Saúde por ter incluído Belém no programa”, salientou, enfatizando, ainda, a importância do SUS na oferta de serviços que, muitas vezes, estão disponíveis apenas na rede pública.

A atenção básica é a porta de entrada do cidadão no acolhimento. “Precisamos ter a capacidade de nos emocionar, sentir empatia pela dor do outro, irmos além da técnica. Os médicos mais preparados não fariam a boa medicina se o objetivo fosse somente contabilizar lucros. O Mais Médicos garante a oportunidade de exercer o compromisso social da medicina com a cidadania. Essa opção mostra que médico tem empatia. A saúde que ele sonha para sua família, seus filhos, é a saúde que ele sonha para as famílias atendidas pelo SUS”, afirmou o prefeito.

Os médicos irão compor as equipes de atenção básica em 36 unidades de saúde, onde há redução dos profissionais, colaborando para o aumento na cobertura da Estratégia de Saúde da Família de 28% para 70%. Com o reforço, as equipes de SF passarão das atuais 124 para 348. Esta é a meta que a Prefeitura de Belém pretende atingir em janeiro de 2024. “Essas equipes são constituídas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em relação aos médicos, até janeiro de 2024 nós teremos 219 novos médicos do programa Mais Médicos incorporados nessas novas equipes”, explicou o secretário de Saúde de Belém, Pedro Anaisse.

Atualmente, 99 médicos do programa Mais Médicos trabalham em Belém. Com a chegada dos 49 esse número sobe para 148 profissionais. Até dezembro deste ano, outros 71 novos médicos do programa devem compor a equipe médica da capital paraense, totalizando 219 até o fim do ano.

Foto: Joyce Ferreira

Abuso de poder na Câmara de Juruti

Anterior

Novas outorgas de RTV

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários