1

Quatorze mulheres foram homenageadas pela Assembleia Legislativa do Pará com a Medalha Isa Cunha, em sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A honraria foi instituída pela Resolução Nº 001/04/2004. O presidente da Alepa, deputado Chicão, abriu oficialmente a cerimônia e transmitiu a condução dos trabalhos para a deputada Paula Titan, procuradora titular da Procuradoria Especial da Mulher da Casa.

“Tivemos um momento muito difícil há dois anos, período da pandemia da Covid-19. Nossas confraternizações foram suspensas e deveriam mesmo. Voltamos ao normal e temos a oportunidade, hoje, de realizar mais uma vez essa Sessão Solene. Às mulheres do Pará, meus parabéns, e que esse dia possa ser também de reflexão. Que haja mais respeito às mulheres. Meus agradecimentos à bancada feminina, que esta semana apresentou várias propostas em defesa dos direitos das mulheres”, declarou o presidente Chicão, lembrando que, ao agraciar mulheres de grande valor com a Medalha Isa Cunha, a Assembleia Legislativa emblematicamente homenageia também aquela que dá nome à honraria e todas as mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade justa e igualitária, com o sacrifício de suas próprias vidas.

Isabel Cunha, que denomina a medalha instituída pela Alepa em 2004, foi historiadora e fundadora da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, além de ter fundado e presidido também o Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade (MMCC). Ela lutou pela liberdade durante os anos de chumbo e sofreu tortura nos porões da ditadura militar. Isa Cunha faleceu em 2003.

A mesa oficial da sessão solene foi integrada pelo deputado Chicão e deputadas Andréia Xarão, Diana Belo, Lívia Duarte, Maria do Carmo e Paula Titan.

Alepa aprova criação da Secretaria da Mulher

Anterior

Sequestro cinematográfico teve final feliz

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários