Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

Alepa aprova criação da Secretaria da Mulher

A Assembleia Legislativa aprovou, em turno único, o projeto de lei n° 62/2023, de autoria do Executivo, que cria a Secretaria de Estado das Mulheres e dispõe sobre o planejamento, a coordenação e articulação para a execução de políticas públicas para as mulheres, no âmbito do Estado do Pará. A titular da Semu já foi anunciada pelo governador Helder Barbalho: Paula Gomes, ex-deputada estadual, graduada em Direito e filiada ao MDB. As mulheres paraenses representam 49,8% da população do Estado, conforme dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), referentes a 2020.

Na Mensagem que enviou ao presidente da Alepa, deputado Chicão, o governador Helder Barbalho justifica a criação da Secretaria de Estado também pela necessidade de atualizar a gestão estadual, a partir da reestruturação de órgãos e entidades públicas. É considerada medida que se impõe, face à recriação do Ministério das Mulheres, a partir do desmembramento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), como se configurava na gestão anterior do governo federal. “A Secretaria se origina do desmembramento de competências da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), de forma a atender às necessidades específicas da população paraense, relativas à execução de políticas públicas para as mulheres, no âmbito do Estado do Pará”, realçou o governador.

“A criação da nova Secretaria visa ampliar e fortalecer as ações em prol das mulheres em capacitação profissional, combate ao preconceito e discriminação, exercício de cidadania e rede de proteção à população feminina. Vai garantir a transversalidade das políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos direitos humanos das mulheres no nosso Estado, levando em consideração aspectos de gênero, raça, etnia, geração, classe, orientação sexual e opção religiosa. A Secretaria também trabalhará na elaboração de campanhas educativas e na inclusão social de mulheres de baixa renda”, explicou o deputado Chicão.

Um dos eixos da atuação da Semu também deverá ser a implantação e o acompanhamento de ações, programas e projetos voltados ao enfrentamento e eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. Em sua estrutura, a nova Secretaria irá abrigar, também, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM), instituído pela Lei Estadual 9.594, de 16 de maio de 2022.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *