O estudante paraense Bruno Babildri, do 2º semestre do curso de Moda da Universidade da Amazônia (UNAMA), campus Alcindo Cacela, é um dos dez finalistas do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. O evento acontecerá no dia 7 de dezembro, em São Paulo, e destaca novos talentos da moda brasileira.
A coleção de Bruno, intitulada “CAUPÉ: Uma Ode à Mulher Amazônica”, celebra a deusa da mitologia Tupi-Guarani, Caupé, conectando tradições indígenas, ribeirinhas e caboclas com influências europeias, destacando a diversidade e resiliência das mulheres da região. As peças foram confeccionadas com uma manualidade diferenciada nos bordados, ampliando a visão contemporânea sobre as vivências na Amazônia.
Para Bruno, representar o Pará e a UNAMA na competição é uma oportunidade de levar a cultura e criatividade amazônicas ao cenário nacional, além de conquistar reconhecimento profissional. Ele destaca que o curso de Design de Moda da UNAMA abre portas e que participar do concurso terá um peso significativo em seu currículo.
A coordenadora do curso de Moda da UNAMA, Felícia Maia, que orientou Bruno no projeto, enfatiza a importância de estimular os alunos a participarem de concursos como forma de demonstrar crescimento acadêmico e buscar espaço no mercado de trabalho. Ela ressalta que orientar Bruno foi uma experiência enriquecedora, dada sua excelência e criatividade.
“É importante captar oportunidades para os estudantes não apenas em estágios supervisionados, mas também os incentivando a participar de concursos de Moda. Isso funciona como um desafio para demonstrar o crescimento acadêmico e a busca por um lugar no mercado de trabalho. Orientar Bruno nesse concurso foi uma experiência enriquecedora porque ele é excelente e muito criativo”, enfatizou a professora Felícia.
O 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores recebeu mais de 950 inscrições, superando as duas primeiras edições juntas. Pela primeira vez, a final contará com dois representantes de cada região do Brasil, totalizando dez finalistas. O vencedor integrará o line-up oficial da Casa de Criadores e apresentará uma coleção na 56ª edição do evento, prevista para o primeiro semestre de 2025, além de receber um prêmio de até R$ 30.000,00.
As inscrições para o desafio ocorreram no primeiro semestre de 2024, com trabalhos nos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt-à-porter, fitness, homewear/loungewear e streetwear. A final será realizada durante a 55ª edição da Casa de Criadores, maior evento de moda autoral brasileira, em parceria com o movimento Sou de Algodão na promoção da moda sustentável e valorização de novos talentos.
Comentários