A abertura da agenda comemorativa será no próximo dia 29, com a inauguração do Ponto de Leitura Igara Literária – uma biblioteca, em formato de canoa, repleta de livros de autores paraenses, que estará em exposição no Salão Paulo Freire, sede da Semec, para o doce deleite dos apaixonados pela boa leitura.
No dia 30 de junho, de 18h30 às 22h, no Teatro Popular Nazareno Tourinho, será realizado um encontro formativo com o tema “Literaturas – Identidades e Diversidade Cultural”, em homenagem às escritoras e aos escritores amazônidas.
Nessa noite, em especial, haverá uma mostra da rica e diversa literatura produzida e que circula na Amazônia paraense, com as presenças de Heliana Barriga, Roseli Sousa, João de Jesus Paes Loureiro, Antônio Juraci Siqueira, Preto Michel, Daniel Leite e Paulo Maués.
Também haverá bate-papo, exposição de obras e interferência poética organizada pelo Núcleo de Artistagens do Sismube em homenagem aos convidados e, também, a três autores, já falecidos, que se eternizaram através de seus legados literários: Maria Lúcia Medeiros, Ruy Barata e Max Martins. E, ainda, o poeta popular do município de Marapanim, que expressa seus versos por meio do canto de carimbó, Lucindo Rabelo da Costa, conhecido como Mestre Lucindo.
A programação é da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Educação, cuja titular é a professora e historiadora Araceli Lemos.
Comentários