0
 
Foto de Roberto Vinholte
A festividade de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, começou ontem, com a trasladação da imagem da Igreja Matriz para a Igreja de São Sebastião, de onde a romaria saiu hoje às 6h, após a missa de abertura da programação do Círio, às 6h, e percorreu 8Km até a Catedral do município,
recebendo as homenagens durante o trajeto. 
A homenagem à padroeira se confunde com a própria história de Santarém. O fundador da cidade, o jesuíta João Felipe Bettendorf, consagrou a então aldeia dos Tapajós a ela. Há registros de que o primeiro Círio foi realizado em 29 de novembro de 1919. No dia 08 de dezembro, o dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece o encerramento das comemorações, com a tradicional queima de fogos.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Círio de Abaetetuba

Anterior

Mandato de Gabriel Guerreiro rende imbroglio

Próximo

Você pode gostar

Comentários