0

A Universidade da Amazônia vai realizar programação inédita em parceria com a embaixada tcheca em Brasília e o consulado honorário do país em Belém, de 4 a 6 de dezembro. Trata-se de uma mostra cinematográfica com produções tchecoslovacas, além de exposição de fotos contando a história e cultura do território na Europa.

Na ocasião, o presidente do Grupo Ser Educacional, Janyo Diniz, outorgará a Comenda Unama à embaixadora Pavla Havrlíková.

A reitora Betânia Fidalgo Arroyo recepcionará a comitiva tcheca no campus Alcindo Cacela, às 15h30, na segunda-feira, 4. Ao longo da entrada do Auditório David Muffarej, haverá uma exposição mostrando pontos turísticos, artes e cultura tcheca. No auditório, autoridades políticas, pesquisadores, o corpo consular no Pará, membros de instituições parceiras e acadêmicos participarão de uma solenidade que abordará a união entre os dois países e a vinda do Consulado Honorário da República Tcheca para a Amazônia, instalado na Unama Alcindo Cacela. Ao final da atividade será aberta a Mostra de Cinema “Deslumbramentos Tchecos”, com o filme “Valerie e sua semana de deslumbramentos”, do diretor Jaromil Jireš (1970).

A reitora da Unama, Betânia Arroyo, festeja o evento e a parceria. “Para nós é uma alegria recebê-los e proporcionar um momento que será um encontro de dois países que têm muito a contribuir mutuamente pela Amazônia. Esta será a primeira de várias atividades, isso porque temos a aproximação do consulado, que funciona em um dos nossos campi”.

O representante da República Tcheca na Amazônia, Ernane Malato, explica o papel do consulado e a proposta de estar dentro de uma universidade. “Nosso consulado, dentro de um novo formato – entre regras das relações internacionais – se estabelece na Unama por uma aproximação dessa grande universidade com a nação tcheca. E nosso objetivo é estabelecer intercâmbios culturais e científicos entre os povos e os estudantes que pretendem expandir os conhecimentos. A milenar República Tcheca e a Amazônia têm, agora, a oportunidade de se aproximar, enriquecendo os costumes e o próprio conhecimento”, reforça Malato, que é membro da Academia Paraense de Letras e da Academia Paraense de Jornalismo.

Nos dias 5 e 6 de dezembro, haverá duas sessões de filmes por dia, sempre com entrada gratuita e classificação livre.

A embaixadora Pavla Havrlíková comenta que os filmes selecionados sintetizam a “essência e a inovação do cinema moderno da época e traz títulos que exploram uma diversidade de gêneros e narrativas, oferecendo uma visão rica e multifacetada da produção cinematográfica tchecoslovaca”.

“A mostra de cinema “Deslumbramentos tchecos” abarca filmes de uma nova geração de jovens cineastas recém graduados na Tchecoslováquia na década de 1960. Esse movimento é chamado de Nová Vlna – a nova onda do cinema tcheco – e despertou grande interesse mundial, gerando reverberações tal como a Nouvelle Vague francesa e o Cinema Novo brasileiro”, explica Pavla Havrlíková.

Confira as sessões e os horários:

Data: 4 de dezembro de 2023
Horário: 17h
Filme: “Valerie e sua semana de delumbramentos”, com direção de Jaromil Jireš (1970).
Data: 5 de dezembro de 2023
Horário: 15h30
Filme: O baile dos bombeiros, com direção de Miloš Forman (1967)
Data: 5 de dezembro de 2023
Horário: 17h
Filme: Quem quer matar Jessie?, com direção de Václav Vorlíček (1966)
Data: 6 de dezembro de 2023
Horário: 15h30
Filme: O assassinato do Sr. Diabo, com direção de Ester Krumbachová (1970)
Data: 6 de dezembro de 2023
Horário: 17h
Filme: Domingo desperdiçado, com direção de Drahomíra Vihanová (1969)

O que não se diz apodrece em nós

Anterior

Sarau em São Caetano de Odivelas

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *