A Universidade da Amazônia (UNAMA) está organizando a experiência gastronômica intitulada “Iguarias ítalo-amazônicas”, que integra o XV Colóquio de Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade (CODS), que será realizado em Belém de 5 a 7 de novembro de 2024. É parte de um evento acadêmico significativo que foca na economia criativa e políticas públicas e acontecerá juntamente com a 2ª Conferência Internacional sobre Economia Criativa e Políticas Públicas, enfatizando discussões colaborativas sobre vários tópicos relacionados. Segundo o professor Mario Carvalho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNAMA, a programação que inclui a experiência gastronômica em parceria com os chefs Angela e Fabio Sicilia, oferecerá pratos da cozinha ítalo-amazônica que combinam técnicas da culinária italiana com ingredientes e pratos tradicionais da Amazônia.
O evento será realizado no dia 6 de novembro, ao meio-dia, no restaurante Famiglia Sicilia, em Belém. Os visitantes e participantes da conferência terão a oportunidade de conhecer mais sobre a gastronomia regional por meio de uma apresentação detalhada dos pratos servidos, que tem como intuito promover o potencial cultural e econômico da culinária paraense. “Queremos que os visitantes entendam a riqueza da nossa gastronomia e como ela pode ser um pilar da economia criativa local”, destaca o professor Mario Carvalho, idealizador da experiência e que desenvolveu o projeto com o apoio de uma comissão organizadora da UNAMA.
A segunda edição da Conferência de Políticas Públicas e Economia Criativa, realizada em Belém, reflete o trabalho de articulação do professor Mario Vasconcelos, coordenador geral do CODS e membro cofundador da Cátedra UNESCO de Economia Criativa e Políticas Públicas. A primeira conferência ocorreu em Ouro Preto há dois anos, e a escolha de Belém para sediar esta edição foi fruto de um convite feito a Magnus Emendofer, coordenador da Cátedra UNESCO no Brasil, professor da Universidade Federal de Viçosa, professor visitante nas Universidades de Breda (Holanda), Minho, Algarve, Évora e Lisboa (Portugal) e na UTexas, EUA,. Assim, foi estabelecido através dos esforços do professor Mario Vasconcelos um importante vínculo entre a pesquisa acadêmica, a economia criativa e as políticas públicas no contexto amazônico.
Os ingressos para o almoço podem ser adquiridos no site Vida Caboca Turismo.
Comentários