0
 

A Universidade da Amazônia (UNAMA), realizará nesta quinta-feira, 10 de abril, às 18h, o lançamento do concurso “Sustentabilidade na Moda”, iniciativa voltada à promoção de práticas socioambientais na indústria da moda com foco na realidade amazônica. O evento acontece no auditório David Mufarrej, no campus Alcindo Cacela, em Belém (PA), com entrada gratuita e programação aberta ao público.

A proposta integra o conjunto de ações preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém, mostrando o papel das instituições de ensino na construção de soluções sustentáveis para os desafios da região. A moda, uma das indústrias mais poluentes do planeta, é colocada em pauta como setor estratégico para transformar relações de consumo, produção e identidade cultural.

Durante a programação, será o lançamento do edital do concurso “Sustentabilidade na Moda”, voltado exclusivamente para estudantes de graduação da UNAMA. Os inscritos serão convidados a desenvolver projetos de roupas e acessórios que empreguem recursos naturais da região, técnicas de reaproveitamento de materiais e processos sustentáveis de confecção.

Os projetos selecionados participarão de um desfile final em junho de 2025, quando serão avaliados critérios como impacto ambiental reduzido, inovação estética, viabilidade técnica e respeito à biodiversidade local.

“A moda precisa perder o rótulo de uma das indústrias mais poluidoras do ambiente. Por isso, é preciso desenvolver processos não prejudiciais à vida no planeta”, afirma Felícia Maia, coordenadora do curso de Moda da UNAMA e idealizadora do concurso. “Além dos benefícios à natureza, a sustentabilidade é uma ferramenta de valorização das pessoas que estão na cadeia produtiva da moda, valorizando o pequeno negócio e os produtores locais.”

A abertura do evento contará com a participação do professor doutor João Cláudio Tupinambá Arroyo, presidente do Comitê da COP Universitária da Ser Educacional, que trará reflexões sobre conscientização socioambiental e práticas acadêmicas voltadas à sustentabilidade. Em seguida, será realizada a mesa de debate “Sustentabilidade na Moda”, com mediação de Felícia Maia e participação de criadoras de marcas sustentáveis paraenses, que compartilham experiências sobre materiais alternativos, design ecológico e empreendedorismo de impacto.

Simultaneamente, o público poderá visitar a exposição de produtos sustentáveis no hall do auditório, com destaque para peças que combinam inovação, identidade amazônica e responsabilidade ambiental.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Moradores da Vila da Barca denunciam racismo ambiental

Anterior

PF mira lideranças Tembé e servidores públicos do Pará

Próximo

Você pode gostar

Comentários