A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi reconhecida como a melhor universidade da Região Norte pelo elevado percentual de publicações científicas em acesso aberto (“Highly Cited Papers”) no período de 2019 a 2023. A premiação foi concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a editora Clarivate, durante o VII Seminário do Portal de Periódicos da Capes, realizado na última quinta-feira, dia 21 de novembro, em Brasília.
A escolha é baseada na análise do quantitativo de publicações realizadas pela UFPA nos acervos virtuais do Portal de Periódicos da Capes. Com um mínimo de 4.000 publicações nesse intervalo, o resultado evidencia o compromisso da UFPA com a ciência aberta e sua relevância no cenário mundial da produção acadêmica, contribuindo para inserir o Brasil em um panorama de competitividade científica internacional.
Além da UFPA, outras universidades foram premiadas por seu desempenho em publicações científicas em suas respectivas regiões: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Para o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, o reconhecimento é resultado direto de políticas de incentivo à pós-graduação que têm sido implementadas pela instituição nos últimos anos. O prêmio é o resultado de uma atuação voltada para manter a ciência acessível para todos, garantindo a qualidade da produção científica para o desenvolvimento da Região Norte e do Brasil.
A UFPA é uma das principais instituições de ensino superior em termos de números de cursos de pós-graduação no país, o que tem ampliado sua capacidade de produzir conhecimento científico relevante e acessível. Além do reitor, o diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), professor Marcelo Nazareno Vallinoto de Souza, também esteve presente na cerimônia.
Foto: Arquivo pessoal do reitor Gilmar Pereira da Silva / Divulgação)
Comentários