O Tribunal Regional Eleitoral do Pará promove nos próximos dias 18 e 20, das 9h às 12h, o curso “Segurança do Processo Eleitoral e Desinformação”, na modalidade on line, com participação na plataforma Google Meet e aberto ao público. Com carga horária de 5h, será transmitido via YouTube e integra o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2024, instituído pelo TRE do Pará no mês de agosto.
O curso será ministrado pela servidora do Regional, Maíra de Barros Domingues, atualmente lotada em Alagoas, que é mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará. As inscrições podem ser feitas pelo portal de eventos do TRE do Pará. Os participantes serão certificados pela Escola Judiciária Eleitoral.
“Identificar e combater a desinformação são medidas cruciais a fim de manter a integridade e a transparência do processo eleitoral. Quem participar do curso vai poder conhecer um pouco mais sobre as eleições e como elas são protegidas e administradas, e assim confiar nas instituições, acentua o desembargador Leonam Gondim da Cruz Jr., presidente do Tribunal, explicando que, de modo geral, a desinformação se refere à disseminação deliberada de informações falsas ou enganosas com o objetivo de manipular o eleitorado. Essa prática é intencional e visa provocar confusão, influenciar comportamentos e opiniões para obter vantagens políticas ou econômicas.
Um dos impactos negativos da desinformação nas eleições é minar a confiança pública no sistema eleitoral, criando dúvidas infundadas sobre a legitimidade das eleições, o que pode levar a conflitos, instabilidade e até mesmo à violência.
Comentários