1

As obras de construção do Parque Linear e requalificação do canal da Av. Almirante Tamandaré começaram com o levantamento topográfico e social, perfuração de solo, cadastro de moradores e limpeza da área. A intervenção urbana vai melhorar a mobilidade, urbanizar e proporcionar lazer em uma área nobre em Belém que está completamente degradada. Um terminal hidroviário atenderá a demanda para as travessias às 39 ilhas de Belém, em especial Combu e Mosqueiro, e também para o arquipélago do Marajó.

Os serviços abrangem 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, quatro passarelas e uma subestação com cinco comportas para controlar o fluxo das marés no canal. Tudo sob a coordenação da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e execução pela empresa OCC Participações e Construções Ltda. Custará R$ 154.268.278,50, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto visa integrar o canal à cidade, proporcionando maior contato da população com a água e resgatando a importância da Av. Tamandaré para a comunidade, com a construção de espaços de convivência, como oito quiosques, jardins de chuva, áreas contemplativas, espaço para eventos, ciclovias, playground, espaço pet, academia ao ar livre, praça de alimentação, urbanização da Praça Onze de Junho e construção da praça do terminal, na desembocadura do canal, como janela para o rio e equipamento turístico.

A arborização, fundamental para melhorar as condições climáticas, será um dos diferenciais do Parque da Tamandaré. O governador Helder Barbalho garante que o projeto inclui plantio de árvores e passeio público com jardins, em estrutura suspensa em balanço, sem comprometer a estrutura do canal.

Os jardins de chuva são projetados para potencializar a retenção, o tratamento e a infiltração das águas pluviais. A dragagem do canal aumentará a capacidade de escoamento do volume de água. As comportas vão ajudar no controle de nível.

Vagas para médicos em PSS no HOL

Anterior

Outorga da Medalha Tiradentes a imortal da APL

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

1 Comentário

  1. Belém realmente precisa de um tratamento de choque, a revitalização desta área, terá importante papel na qualidade de vida do nosso povo, resgatando a alto estima e fomentando o turismo, tão deixado de lado e com um enorme potencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *