Publicado em: 15 de maio de 2025
O Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do Pará lança o projeto “Rios de Proteção – O MPPA no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes no Arquipélago do Marajó” na próxima segunda-feira, 19, às 10h, no Auditório Promotor de Justiça Fabricio Ramos Couto, no prédio do CEAF, em Belém.
Trata-se de iniciativa estratégica para o fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil no arquipélago.
O evento contará com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, Alexandre Tourinho, e da coordenadora do CAOIJ, promotora de Justiça Patrícia de Fátima de Carvalho Araújo, responsável pela gestão do projeto, em colaboração com a promotora de Justiça Priscilla Tereza Costa Moreira.
Com duração prevista de dois anos (de abril de 2025 a março de 2027), o projeto surge como resposta articulada às graves violações sexuais que afetam a população infantojuvenil dos 17 municípios do arquipélago do Marajó, onde 14 cidades apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito baixo, os menores do Pará, da Amazônia e do Brasil.
O “Rios de Proteção” tem como principal objetivo o fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência na região marajoara, promovendo ações integradas, educativas e institucionais. Materiais pedagógicos como guias, roteiros e cartilhas abordarão temas como escuta protegida, marco legal da infância e juventude, prevenção e cuidado integral. Todo o conteúdo será disponibilizado em plataforma digital de acesso público.
O prédio do CEAF fica na Rua João Diogo, nº 36 – Cidade Velha, Belém
Comentários