Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Pós-Dezembro

Todo mundo sabe que o tempo é uma ilusão (a hora do almoço é uma ilusão maior ainda!)*. Por exemplo, dezembro é um mês que tem pelo menos umas dez sextas-feiras.  Digo isso com a certeza de alguém que não foi a nenhuma confraternização de fim de ano, que mora longe dos amigos e da família e que tem duas bebês em casa. Mas ontem estava comendo amendoim e tomando vinho, porque afinal, é dezembro. O tempo em dezembro é diferente, verdade-verdadeiríssima. Dezembro é fim e é começo. É plural, é heterogêneo, é do consumo, é da superficialidade, mas também é da crítica e dos recomeços.

No linguajar da arquitetura, dezembro parece descrever o pós-modernismo.  Um termo muito maior do que só a descrição de um estilo historicamente marcando o fim do modernismo. Na arquitetura, a palavra pós-modernismo é também uma atitude. Isso porque é possível fazer arquitetura sem edifícios. Disciplina cultural. Eu prefiro a ideia de pós-modernismo como dominante cultural do que a visão dele como estilo – colorido, tecnológico, maximalista. E se os elementos da pós-modernidade como uma dominante cultural em um espaço global circulam em torno do individuo e do consumo, vale lembrar que toda moeda tem dois lados e o pós-modernismo também pode ser o questionamento das situações insatisfatórias de hoje, projetando o futuro sem recusar a presença do passado! Portanto….ser pós-moderno pode significar a busca por novos modos de enfrentamento à complexidade da nossa cultura [reconhecendo a pluralidade e a heterogeneidade], mas conscientes da necessidade de crítica de nós mesmos enquanto buscamos essas novas alternativas. Igual dezembro, um mês em que fazemos listas e planos para o futuro enquanto olhamos o tempo que passou e fazemos um balanço da situação. Um mês de definir metas e fazer perguntas.

E por falar em perguntas…..Enquanto escrevo esse texto, meu marido entra no quarto e diz que comprou tortilhas e cerveja e vai fazer guacamole pra gente à noite. Essa coluna é escrita às terças-feiras. Mas é dezembro. E em um mês que subverte a lógica do calendário gregoriano e que nos mostra que o tempo é o senhor de todos os destinos, na arquitetura eu tiro o protagonismo do espaço, lembrando que são as perguntas que importam, e pergunto não como, mas… quando?

*trecho do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias.

https://www.archdaily.com.br/br/920918/4-filmes-para-entender-o-pos-modernismo-na-arquitetura-e-no-urbanismo?ad_source=search&ad_medium=projects_tab&ad_source=search&ad_medium=search_result_all
https://www.archdaily.com.br/br/886814/pos-modernismo-postumo-porque-devemos-parar-de-usar-o-termo-mais-mal-compreendido-da-arquitetura?ad_source=search&ad_medium=projects_tab&ad_source=search&ad_medium=search_result_all
https://www.archdaily.com.br/br/920918/4-filmes-para-entender-o-pos-modernismo-na-arquitetura-e-no-urbanismo?ad_source=search&ad_medium=projects_tab&ad_source=search&ad_medium=search_result_all
https://www.archdaily.com.br/br/763435/dez-edificios-que-resumem-o-triunfo-do-pos-modernismo
https://www.archdaily.com.br/br/763435/dez-edificios-que-resumem-o-triunfo-do-pos-modernismo

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *