A Prefeitura de Belém ganhou aliada na peleja contra crimes ambientais: a reitora da Universidade da Amazônia, Betânia Fidalgo Arroyo, que colocou à disposição do município um ecoponto para ajudar a melhorar um dos pontos críticos da cidade, o canal da Trav. Antônio Baena, na Pedreira, bairro onde fica o campus Unama Alcindo Cacela. Ela acompanhou o prefeito Edmilson Rodrigues em vistoria ao canal da Trav. 9 de Janeiro, nos fundos da Unama e, juntos com o secretário municipal de Planejamento e Gestão, João Cláudio Tupinambá Arroyo, e o pró-reitor de Ensino, professor Eden Ferreira, estão estudando a implementação de um ecoponto de coleta de resíduos sólidos no estacionamento da Universidade. A iniciativa, liderada pelo curso de Engenharia, visa combater o despejo de lixo no canal e na rua próxima, promovendo um ambiente mais limpo e sustentável para toda a comunidade.
O descarte irregular de lixo agora é combatido de forma integrada entre as secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Saúde (Sesma), Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan), Semob, Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Guarda Municipal e agências distritais. O comitê concentra seus trabalhos em três eixos: fiscalização ostensiva, educação ambiental e assistência social e saúde. Sesan e Seurb têm a responsabilidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas que cometem crimes ambientais, sujeitas a notificações, multas ou apreensões. Cabe à Semma ações educativas. Sesma e Funpapa devem cuidar de carroceiros e pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso a programas de saúde e de assistência social.
Na tarde da terça-feira passada, 13, agentes flagraram um condutor de veículo jogando lixo no canal da Trav. Antônio Baena. Ele foi autuado, advertido e orientado sobre a forma correta de descarte de qualquer material. No dia 8 de agosto, no mesmo local, outro já tinha sido autuado pela mesma infração. Na segunda-feira, 12, dois carrinhos de mão, um no bairro da Maracangalha e outro na Pedreira foram recolhidos após serem flagrados descartando caroços de açaí.
Para denunciar descarte irregular de lixo, qualquer pessoa pode acionar a Guarda Municipal pelo número 153. Para recolhimento de entulho, basta acionar o Disque Entulho pelo contato 91-984990059 ou no site da sesan.belem.
Comentários