Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Orla de Salinópolis deve ficar pronta em dezembro

As obras de urbanização da orla e o muro de arrimo da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, já estão 85% concluídas. O perímetro descortina a mais bela vista da praia do Maçarico, inclusive a Ponta do Espadarte, do lado oposto. A chamada “pracinha” tradicionalmente era ponto de encontro dos veranistas e também dos moradores locais, pelo seu privilegiado mirante, principalmente ao por do sol e à noite, mas há décadas o mar vem solapando o cais e já tinha avançado perigosamente, a ponto de ameaçar a segurança da avenida e as construções ao longo da orla, prejudicando o turismo na cidade, principal polo turístico do Pará.

Em vistoria técnica na tarde da sexta-feira (4), o governador Helder Barbalho enfatizou que o investimento superior a R$ 56 milhões na obra vai revitalizar cerca de 800 metros da orla, emendando com a orla do Maçarico. Ademais, será urbanizada uma área em torno de 16 mil metros quadrados. A intervenção vai tornar o local um equipamento de integração urbana e social, reorganizando o traçado e oferecendo um espaço de convivência e lazer à população local e aos turistas, destacou.

A orla está ganhando novos postes de iluminação pública, quiosques, academia ao ar livre e parque infantil, além de áreas de contemplação para o mar e escadaria de acesso ao segundo patamar.

O muro de arrimo terá alturas variáveis, com estacas-pranchas na fundação, enquanto a parte superior vai conter o aterro. Serão utilizados tirantes para compor a segurança contra deslizamentos, a fim de suportar a força da maré. Já foi executado o sistema de drenagem, com  tubos PVC rígidos ancorados na parede do cais, revestidos do lado de dentro do muro com manta geotêxtil para retenção de partículas sólidas que, porventura, venham a ser levadas pelas águas pluviais. Esses perfis de proteção têm garantia de 50 anos do fabricante. A orla ficou elevada em torno de três metros, e a Avenida Beira-Mar, que tinha 9 metros, vai passar para 13 metros de extensão, com estacionamento, ciclofaixa e área de lazer. Participaram da visita o prefeito de Salinópolis, Carlos Alberto de Sena Filho (Kaká Sena); a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o senador Jader Barbalho; a deputada federal Elcione Barbalho e a deputada estadual Paula Gomes.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *