0

Com o tema “Alfabetização e Democracia: direito à leitura e à escrita”, será realizado em Belém, entre 16 e 18 deste mês, o VI Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), na Universidade Federal do Pará (UFPA). A Prefeitura de Belém será representada pela secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, na cerimônia de abertura do evento, que contará também com Camilo Santana, ministro da Educação; Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, presidente do Fórum Nacional de Educação; Emmanuel Tourinho, reitor da UFPA; dentre demais educadores, pesquisadores e representantes de entidades da área educacional.

É um evento de natureza científica e pedagógica, que ocorre a cada dois anos, já reconhecido como um dos principais eventos nacionais de debates sobre o tema da alfabetização, uma vez que, cada vez mais, a temática tem ocupado lugar de destaque no cenário acadêmico, educacional e político, visando à produção de conhecimento e alternativas para a inclusão dos cidadãos e a garantia de direitos.

Ao longo de três dias haverá palestras, debates e mesa-redonda para ampliar o diálogo entre pesquisadores, professores e gestores, para a reflexão e divulgação de práticas relativas ao ensino da leitura e da escrita e o fortalecimento das diretrizes que garantem o direito à alfabetização. No encerramento do encontro, no dia 18, será apresentada a Carta de Belém com as orientações para garantir que nenhuma criança fique fora da escola.

Um dos programas prioritários da gestão municipal é o “Alfabetiza Belém”, que pretende superar o analfabetismo na capital paraense até 2025. Em pouco mais de dois anos, já foram alfabetizadas 2.260 pessoas, inclusive as 700 que serão certificadas em setembro. O “Alfabetiza” é executado em 39 escolas municipais, fruto de parceria com instituições públicas e movimentos sociais.

PCPA prende Don Juan do Crime que vitimou paraenses

Anterior

Sinjor-PA terá eleições

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *