0
 

“Com grande pesar, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará informa à comunidade acadêmica a passagem do seu professor aposentado Manuel José Sena Dutra.
Jornalista de grande expressão na Amazônia, nosso amigo querido, Manuel Dutra, natural de Santarém, se formou em jornalismo em 1972 pela Universidade Católica de Pernambuco. Atuou desde os anos 1970 no jornalismo de Belém, tornando-se uma referência na cobertura da Amazônia e recebeu, por três vezes, o Prêmio Esso Região Norte de Jornalismo.
Conjuntamente à sua carreira no jornalismo, desenvolveu importante atividade acadêmica e científica, iniciada com uma especialização em Educação Ambiental, cursada no Núcleo de Meio Ambiente (Numa), da UFPA. Em seguida, fez mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (1997) e doutorado em Ciências Socioambientais no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), igualmente na UFPA. Posteriormente, fez pós-doutorado no Centro de Ciências da Comunicação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), no Rio Grande do Sul.
Foi professor da Faculdade de Comunicação e um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia.
Manuel Dutra foi uma referência na comunicação, no jornalismo e na pesquisa socioambiental feita na Amazônia. Sempre reconhecido por sua trajetória ética, sensível e comprometida com a compreensão da Amazônia, deixa um legado que esperamos perpetuar em nosso trabalho e na vida cotidiana. Como professor, formou gerações de jornalistas e comunicólogos, sempre com sabedoria e dedicação. Como jornalista, defendeu com firmeza a liberdade de expressão e os valores democráticos. Era, também, um grande defensor da natureza e das causas sociais.
O velório será realizado na Capela Master A, localizada na Avenida José Bonifácio, 1550, a partir das 16h deste domingo, permanecendo até segunda-feira, às 14h30.
Nos solidarizamos com a desembargadora Zuíla Dutra, sua esposa, demais familiares, seus incontáveis amigos e todos que partilharam da convivência e admiração por Manuel Dutra.
Seu percurso e sua sabedoria restam conosco, sempre vivos, inspirando nosso trabalho.

A Direção da Faculdade de Comunicação”
……………………………….


“O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região informa com pesar o falecimento do jornalista Manuel de Sena Dutra, ocorrido na madrugada deste domingo, 11 de maio.
Dutra, como era conhecido, foi vencedor de três Prêmios Esso Região Norte e professor de gerações de jornalistas. Ele era esposo da desembargadora do TRT-8, Maria Zuíla Lima Dutra e pai da juíza substituta do TRT-15 (Campinas), Sofia Lima Dutra.

O TRT-8 manifesta seus sentimentos e solidariedade a toda família, e deseja que Deus, em sua infinita bondade, console o coração de todos os seus familiares e amigos.”

O novo Papa e a Odete Roitman

Anterior

Semana Nacional de Museus 2025 valoriza vozes da Amazônia

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários