0

O projeto Tecno Barca Bailique, selecionado pelo edital Banco da Amazônia, oferece gratuitamente duas sessões da Mostra Cine Catraia nos dias 14 e 21 de novembro, das 14h30 às 16h30, na sala Dira Paes, localizada no Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha, em Belém do Pará. A curadoria é de Rayane Penha, com realização da Associação da Cia. Gira Mundo.

A exposição “Tecno Barca Bailique”, referente às comunidades do Arquipélago do Bailique, no litoral do Amapá, aberta até 20 de dezembro no Espaço Cultural do Basa, tem 23 obras, incluindo 15 fotografias, 7 videoartes e uma instalação sonora, organizadas em três ambientes. A Ilha das Imagens destaca a memória social e ambiental do território, enquanto a Ilha Audiovisual exibe vídeos que relatam as urgências socioambientais da região. Já a Ilha das Narrativas proporciona uma experiência sensorial, em que os visitantes podem ouvir histórias contadas por moradores locais. A visitação é gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A “Mostra Cine Catraia” apresenta uma seleção de filmes que refletem as realidades e desafios enfrentados pelas comunidades do Pará e do Amapá.  Com temáticas que se entrelaçam, as obras oferecem um mosaico rico em narrativas e visões sobre questões socioambientais, culturais e identitárias da região. Cada filme aborda diferentes aspectos da vida local, desde a busca por recursos naturais até as memórias de comunidades ribeirinhas, contribuindo para uma compreensão mais profunda dos dilemas enfrentados por seus habitantes.

Confira a programação:

 Açaí (Amapá)

Direção: André Cantuária

Duração: 18:27 minutos

Classificação: 12 anos

Sinopse: Dionlenon, um homem de 30 anos, busca dois litros de açaí para o almoço, mas enfrenta uma viagem inesperadamente longa.

Cabana (Pará)

Direção: Adriana de Faria

Duração: 13:39 minutos

Classificação: 12 anos

Sinopse: No coração da floresta amazônica, uma mulher da revolução cabana recebe uma visita indesejada.

E nós tínhamos água à vontade (Amapá)

Direção: Carla Antunes, Jami Gurjão, Thaise Medeiros e Rodrigo Aquiles

Duração: 6 minutos

Classificação: 12 anos

Sinopse: Um retrato do impacto ambiental causado pela instalação de hidrelétricas, mostrando a vida dos moradores de Ferreira Gomes diante da seca do Rio Araguari.

Encantes (Amapá)

Direção: Cassandra Oliveira

Duração: 21 minutos

Classificação: 12 anos

Sinopse: Memórias e lendas de Laranjal do Maracá, onde a vida da comunidade entrelaça passado e presente, refletindo sua relação com as cavernas sagradas.

Uma escola no Marajó (Pará)

Direção: Camila Kzan

Duração: 21 minutos

Classificação: 12 anos

Sinopse: Um dia na vida dos alunos da Escola Sítio Porto Alegre, que enfrentam desafios diários, incluindo a falta de combustível para o transporte escolar.

Pará vende sua imagem na COP 29

Anterior

A insanidade no trânsito de Belém

Próximo

Você pode gostar

Comentários