0

A bordo de 25 caiaques e ao longo de trilhas que margeiam o rio Ariri, nos arredores de Belém, um grupo de 50 pessoas se dedicará, neste domingo de manhã, à coleta do lixo atirado nos rios. O “Clean Up Day – Dia de Limpeza do Rio Ariri” faz parte de um evento ecológico mundial que sempre ocorre no mês de setembro. No ano passado, os organizadores encontraram tantas garrafas plásticas, embalagens de alimentos, lâmpadas, recipientes de cosméticos e todo tipo de lixo produzido no ambiente doméstico, assim como os descartados pelas embarcações, que resolveu fazer uma edição especial, unindo ecologistas e designers para que o material coletado seja reutilizado esteticamente, transformado em objetos criativos e vendido de volta para a cidade. Em setembro, a limpeza será no rio Maguary.
O ponto de acesso é o Bioparque Amazônia Crocodilo Safari, que fica no bairro do Tenoné, com acesso pela Rodovia Augusto Montenegro. Por volta das 7h45, o grupo vai se encontrar no posto de gasolina que fica ao lado da entrada do Conjunto Maguari. De lá, segue até o Bioparque. Um barco está disponível para as equipes de reportagem que forem cobrir a ação.
O grupo de canoagem Marenteza e o projeto de ecodesign Reconstruções são os responsáveis pelo trabalho, dividido entre as equipes Água e Terra.  Parte do lixo será usado na oficina de ecodesign Devoluções.  O restante vai ser reciclado, por meio do projeto Seletiva.
A oficina será de 27 de junho a 1º de julho, das 14h às 18h, no Casarão Cultural Floresta Sonora (Rua 13 de Maio, n° 36, Comércio). Será a terceira etapa do projeto Reconstruções. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Belo Monte em pauta

Anterior

Novela dos concursados

Próximo

Você pode gostar

Comentários