0

A ponte do Outeiro vai ser liberada ao tráfego para pedestres, ciclistas e motociclistas, a partir das 5h da madrugada desta segunda-feira, 21. A Prefeitura de Belém definiu em caráter emergencial a operação da linha Maracacuera/Ponte, que cumprirá o itinerário entre a Avenida Contorno Leste (próximo à cabeceira da ponte) e a Estação Maracacuera do BRT, a fim de atender aos usuários do transporte coletivo nas proximidades da cabeceira da ponte.

De acordo com a Semob, a linha, com cobrança de tarifa, vai operar no horário de 5 horas às 23 horas, com intervalos de dez minutos entre viagens, neste itinerário: sentido Terminal Maracauera/Ponte: Avenida Augusto Montenegro, Estrada da Maracacuera, Estrada da Taboquinha e Estrada da Ascenção (até o trevo da empresa Transcabral Ambiental).

Sentido Ponte/Terminal Maracacuera: Estrada da Ascenção, Estrada da Taboquinha, Estrada da Maracacuera, Avenida Augusto Montenegro, Terminal Maracacuera, acesso ao primeiro retorno, Avenida Augusto Montenegro.

O ponto de retorno da linha de ônibus ficará no trevo de Icoaraci, localizado no Distrito Industrial, terminal de linha. A Semob diz que indicará o local para a instalação de tenda/abrigo provisório para os usuários dos ônibus; que equipe de agentes de transporte acompanhará, orientará e fiscalizará a prestação dos serviços e a circulação na área do trevo de Icoaraci, no período de 4h30 às 24 horas.

Na parte de Outeiro, haverá alteração das linhas internas, com implantação de ponto de retorno operacional em frente à entrada do Clube Carajás (Remo) e mantendo a não cobrança da tarifa. A responsabilidade pela implantação dos ajustes viários necessários para realização dos retornos operacionais localizados, respectivamente, a 60 m e a 125m da cabeceira da ponte do Outeiro será da Secretaria de Estado de Transporte (Setran).

A gestão do horário e do acesso à ponte do Outeiro será realizada pela Polícia Militar do Pará e pelo Detran-PA, que também será responsável pela contagem dos usuários que realizarem a travessia na ponte, em horários especiais. De 5 às 7h da manhã só será permitido o acesso no sentido único Outeiro/Icoaraci e de 17h às 19h, no sentido único Icoaraci/Outeiro. Nos outros horários, o fluxo é bidirecional (nos dois sentidos).

Pela dinâmica apresentada será liberada a passagem de 200 pessoas, 60 motociclistas e 30 bicicletas por vez, pelo leito da ponte, o que deverá ser acompanhado pelos órgãos de segurança.

 “Está terminantemente proibida a passagem de veículos de dois eixos e quatro rodas, mesmo que seja da segurança ou ambulância, sob risco de comprometer a integridade da estrutura da ponte”, pontuou Adler Silveira, secretário de Estado de Transportes. Marinha do Brasil, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém e Secretaria Municipal de Saneamento estavam reunidos na ocasião do anúncio, pelo governador Helder Barbalho.

Av. Bruno Sechi duplicada e requalificada

Anterior

MPPA tenta salvar casarão em Mosqueiro

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *