Publicado em: 24 de março de 2025
O Ministério das Comunicações planeja lançar, ainda no primeiro semestre deste ano, o Plano Nacional de Radiodifusão. O objetivo é fazer com que o setor tenha, de uma forma muito clara, à disposição, todas as informações envolvendo as ações do ministério, no que diz respeito a outorgas, fiscalizações, novas regulamentações, licitações e processos seletivos, entre outras informações importantes.
Em dezembro do ano passado, o Ministério das Comunicações enviou à Casa Civil a minuta do decreto que define o modelo da “TV do Futuro” no Brasil. A regulamentação deve sair em breve. A TV 3.0 é um novo padrão que vai revolucionar a TV aberta. A migração será gradativa, com início nas grandes capitais. A navegação será mais interativa e inovadora, feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda. A qualidade da imagem irá, no mínimo, quadruplicar. Haverá mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez.
As últimas novidades e tendências do mercado de produção e distribuição de conteúdo audiovisual incluem distribuição por satélite, convergência 5G, infraestrutura IP, IA na produção audiovisual, com criação e automação inteligente, da captação à distribuição, tecnologia e novos modelos de negócios.
Comentários