Publicado em: 1 de abril de 2025
O Circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que tem como objetivo fomentar a educação ambiental por meio da produção audiovisual independente, está com inscrições abertas para espaços exibidores — locais que desejam receber e promover a Mostra Nacional — até o dia 9 de maio.
Podem participar órgãos públicos, escolas, ONGs, associações, cooperativas, entidades religiosas, empresas privadas e as Salas Verdes — rede nacional de espaços voltados à educação socioambiental articulada pelo próprio ministério. A participação é gratuita, e os interessados devem se inscrever por meio do formulário oficial.
O Circuito Tela Verde é a maior mostra nacional de vídeos com temática ambiental, reunindo curtas, médias e longas-metragens que abordam questões como biodiversidade, mudanças climáticas, justiça ambiental, povos tradicionais, consumo consciente, agroecologia, água, resíduos sólidos, entre outros temas cruciais da agenda ambiental.
A cada edição, o programa realiza duas chamadas públicas: a seleção de produções audiovisuais com conteúdo ambiental e educativo e o cadastramento de espaços exibidores, que irão receber os vídeos e promover sessões abertas ao público
Os vídeos selecionados compõem uma mostra itinerante que é veiculada em centenas de espaços por todo o país. As sessões do CTV são acompanhadas de debates, oficinas e reflexões que envolvem as comunidades locais, promovendo o diálogo sobre sustentabilidade e cidadania.
Após o cadastramento, os espaços selecionados recebem: um kit digital com os vídeos selecionados para exibição, um guia pedagógico com sugestões de abordagem, debates e atividades e apoio técnico e institucional do ministério durante o período da mostra.
Cada espaço tem autonomia para planejar a melhor forma de exibição, de acordo com seu público-alvo e realidade local — podendo realizar sessões em salas de aula, praças, centros culturais, auditórios, igrejas, comunidades ribeirinhas, entre outros.
Ao final da mostra, os organizadores devem preencher um relatório simples sobre as ações desenvolvidas e o impacto local da atividade para a troca de experiências entre os diversos territórios participantes.
Contatos para eventuais esclarecimentos podem ser feitos através do e-mail circuitotelaverde@mma.gov.br e do telefone: (61) 2028 – 1207.
Comentários