0

Nos dias 17, 18 e 19/10/2023a Associação de Críticos de Cinema do Pará, em parceria com a Casa das Artes, vai debater e estimular reflexões sobre a importância da crítica cinematográfica, evidenciando o olhar dos espectadores em torno de temáticas e narrativas.

Trata-se do I Seminário de Crítica Cinematográfica promovido pela entidade.
Outra proposta do evento é estimular o interesse pelo conhecimento histórico da crítica de cinema a partir de informações sobre sua significativa atuação com relação ao entendimento das (r) evoluções temáticas e estéticas proporcionadas por diversos cineastas e as descobertas sobre uma frente política na cinematografia.

Tende-se também a avaliar as novas tecnologias que têm sido inventadas e circulam no meio dessa arte.
O programa do seminário é composto por apresentações e palestras seguidas de debates com participação de críticos de cinema da associação e convidados

O I Seminário de Crítica Cinematográfica da Associação Paraense de Críticos de Cinema será na Casa das Artes l, com acesso livre e gratuito e, ainda, emissão de certificados de participação.

Programação
Dia 17/10/2023
Abertura (18h30m) – Histórias e Homenagens da ACCPA: Pedro Veriano e Marco Antonio Moreira

Palestra (18h45m) – Crítica cinematográfica: Da história pessoal à importância de uma revisão quebrando saberes e mitos , com a professora doutora Luzia Álvares, pesquisadora e crítica de cinema.

Dia 18/10/2023 – Palestra (18h30m)
Cinema: Porque, para que e para quem? As novas imagens sob o olhar da interseccionalidade (cinema negro, feminista e indígena), com
Jorane Castro, cineasta e professora (FAV-UFPA), Fernando Segtowick (cineasta), Ana Cláudia Mello (professora/FAV-UFPA)

Dia 19/10/2023 – Palestra (18h30m)
Processo de análise de filmes: Crítica e público , com o jornalista Augusto Pacheco (Crítico de cinema), John Fletcher (professor/FAV-UFPA) e Alex Damasceno (professor/FAV-UFPA)
Palestra (20h).

O incentivo à cinefilia: Os caminhos abertos nas novas tecnologias visuais, com
Marco Antonio Moreira (professor, pesquisador e crítico de cinema) e Felipe Pamplona (produtor cultural).

Encerramento (21h)
Uma declaração aos cinéfilos
Marco Antonio Moreira e Luzia Álvares

Amazonas é socorrido pelo governo federal

Anterior

Concurso “novos escritores” em Ananindeua

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários