0
 

Nesta quarta-feira, 28 de maio, às 17h30, acontecerá a I Plenária de Políticas Públicas em Educação Musical no Pará, promovida pelo Grupo de Pesquisa EMPODERA – Educação Musical, Políticas, Decolonialidades e Resistência – em parceria com o Núcleo de Pesquisa “Vicente Salles” (NUPEM), no auditório Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no Campus I do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém.

Com o tema “Por uma educação musical com políticas públicas concretas”, a plenária tem como objetivo principal fortalecer o reconhecimento da formação de licenciadas e licenciados em Música no acesso a concursos públicos e na inserção profissional no ensino básico. A proposta é debater estratégias e encaminhamentos que garantam que egressos das instituições de ensino superior possam exercer sua profissão de acordo com a formação específica que receberam.

É fundamental que as instituições de ensino superior acompanhem os egressos dos discentes e fomentem políticas que favoreçam suas atuações profissionais com dignidade e reconhecimento.

A plenária contará com a presença de representantes de órgãos decisivos na formulação de políticas públicas educacionais, como a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), a Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC), a Câmara dos Vereadores de Belém e a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). Também participarão representantes da coordenação dos cursos de Música da UEPA e da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de egressos e egressas da licenciatura em Música.

Aberto ao público, o evento convida especialmente professoras e professores de música, estudantes de licenciatura, gestoras e gestores da rede pública estadual e municipal, pesquisadores, artistas e todos aqueles que reconhecem o papel transformador do ensino de música nas escolas.

A iniciativa parte da premissa de que a educação musical deve ocupar um lugar central na formação humana e na política educacional. O ensino de música, além de desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais, também contribui para o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania, especialmente em um estado como o Pará, onde as manifestações musicais populares e tradicionais têm forte enraizamento social.

O compromisso da plenária é com uma educação musical que esteja em sintonia com os direitos culturais e educacionais de nossas comunidades, destaca a coordenação do grupo EMPODERA. A construção de políticas públicas para a área deve envolver diálogo, escuta ativa e articulação entre universidade, governo e sociedade civil.

A plenária é apoiada pela Faculdade de Música da UEPA (FAMUS), pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS/UEPA), pela Associação de Universitários de Música e outras entidades parceiras. O evento foi idealizado pelo Prof. Dr. Augusto Souto, que está na coordenação geral, e o Prof. Dr. Jonas Arraes contribui na coordenação adjunta, juntamente com os mestrandos em música da UEPA, Aércio Vale e Catarina Pimenta.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Banda larga 10G é inaugurada na China 

Anterior

Jovens da Amazônia brilham no Prêmio Criativos Escola + Natureza

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários