Publicado em: 20 de março de 2025
No final da noite desta quinta-feira, durante a reunião virtual com lideranças marajoaras, o Governo do Pará cancelou o reajuste na tarifa do transporte hidroviário da empresa Henvil na linha Icoaraci-Camará (Belém-Salvaterra).
A decisão foi tomada após cinco dias de luta intensa das comunidades quilombolas e ribeirinhos do arquipélago do Marajó, em barricadas na rodovia de acesso ao Porto da Foz do Rio Camará, sofrendo violenta repressão da Polícia Militar.
Na próxima segunda-feira haverá uma reunião de conciliação. O governo estadual promete estudar uma solução que não penalize ainda mais a população marajoara, que é a mais pobre do Pará, da Amazônia e do Brasil, e a que paga mais caro por tudo, em razão da distância e das dificuldades de acesso.
A reunião contou com a participação da Malungu, lideranças quilombolas do Marajó, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos de Transporte (Artran), o líder do Governo na Alepa, deputado Iran Lima, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e o secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos do Carmo.
Durante a reunião, foi criada uma comissão permanente, composta por representantes das lideranças quilombolas, da Malungu e das demais entidades presentes. O grupo será responsável por acompanhar os critérios para futuros reajustes tarifários.
Com a abertura do diálogo, os manifestantes devem desocupar a rodovia PA-154. O secretário Ualame Machado garantiu que as forças policiais deixarão o local assim que as vias forem liberadas.
Comentários